Abrapp, UniAbrapp e ICSS promovem encontro de aproximação com Anfip

Os Presidentes da Abrapp, UniAbrapp e ICSS realizaram uma reunião por videoconferência com Décio Bruno Lopes e Marcio Gheller, Presidente e Vice, respectivamente, da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Anfip) na última quinta-feira, 2 julho. O encontro serviu para reforçar a parceria e ampliar a aproximação entre as organizações com o objetivo de estabelecer convênios para a capacitação e educação financeira e previdenciária, entre outras iniciativas, para os mais de 8 mil associados da Anfip que estão distribuídos nas 27 regionais das associação.

“A reunião e as ações com a Anfip fazem parte do esforço do Grupo Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp para ampliar as parcerias e o relacionamento institucional com o objetivo de fortalecer nosso setor”, disse Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp. Ele afirma que a Anfip é uma associação com forte representação em um segmento muito importante, que é dos auditores fiscais, que conhecem a importância social e econômica da Previdência Complementar Fechada para o país.

No último dia 10 de junho, Luís Ricardo participou de uma Live organizada pela Anfip junto com o Diretor Superintendente da Previc, Lucio Capelletto, e Paulo Valle, Subsecretário do Regime de Previdência Complementar. Com participação do Presidente da Anfip e de outros representantes, a Live abordou o tema da “Previdência Complementar do Serviço Público à luz da Reforma da Previdência” (

Capacitação – Um dos pontos de maior interesse para o desenvolvimento de parcerias refere-se à capacitação dos auditores e demais associados. “Foi uma reunião muito positiva com os representantes da Anfip. Eles se mostraram muito abertos a oferecer as opções de capacitação da UniAbrapp para seus associados”, disse Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp. Ele ressaltou o fato do encontro contar com a presença do próprio Presidente da Anfip, que é também o responsável pela área de capacitação da associação.

“Há uma grande possibilidade de interação entre as associações. A Anfip já possui cursos, mas em geral, têm um caráter mais específico e técnico para a atividade dos auditores. A UniAbrapp pode atuar com cursos complementares à grade deles”, comenta Brasizza. Ele dá como exemplo os cursos online da UniAbrapp de formação em investimentos e atuária que poderão ser direcionados para a capacitação dos novos auditores que atuam na área de Previdência Complementar.

“A capacitação dos auditores fiscais pode auxiliar no aperfeiçoamento na própria atividade de fiscalização do setor pelos profissionais que atuam diretamente com as entidades fechadas. Desta forma, estamos colaborando para as boas práticas de gestão e governança em nosso setor”, comenta Guilherme Velloso Leão, Presidente do Conselho Gestor do ICSS.

Ele defende a ampliação da educação financeira e previdenciária para todos os públicos interessados em diversas categorias profissionais e diferentes setores. E cita como exemplo as ações do ICSS para atuar na certificação de dirigentes e profissionais de Regimes Próprios dos Servidores Públicos (RPPS) –

Parcerias da UniAbrapp – Com o objetivo de ampliar a abrangência para novos públicos, a UniAbrapp tem realizado diversas parcerias institucionais para levar a educação financeira e previdenciária para mais pessoas. Um exemplo, é a parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola – que tem permitido a realização de diversas ações voltadas ao público jovem, com destaque para a visita de grupo de estudantes secundaristas no 40º Congresso da Previdência Complementar Fechada em outubro de 2019.

“No contexto da Reforma da Previdência, a educação financeira e previdenciária é um complemento cada vez mais necessário a partir de agora. A Previdência Complementar precisa fazer parte da vida de todos os brasileiros”, diz Luiz Brasizza.

Ele lembra também das parcerias com universidades e associações, que possuem o mesmo objetivo de ampliar o público da Universidade. Uma associações que o Diretor da Presidente da UniAbrapp tem mantido diálogo é a Unidas, que representa os planos de saúde de autogestão. E a aproximação com a Anfip entra neste contexto de estabelecimento de novas parcerias. Ele ressalta também as ações em conjunto com o ICSS para promover soluções de capacitação e certificação de gestores de RPPS.

Shares
Share This
Rolar para cima