Artigo: O que é o Selo de Engajamento? – Por Alexandre Diogo, do IBRC

Selo de Engajamento

O Selo de Engajamento Abrapp é um projeto criado pelo Comitê de Gestão de Pessoas da associação em parceria com o Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC. As inscrições para as associadas que queiram participar da iniciativa estarão abertas até o próximo dia 18 de agosto (veja mais informações sobre as inscrições). Leia a seguir o artigo do Presidente do IBRC que explica o que é o Selo e quais seus objetivos: 

O que é o Selo de Engajamento

O Selo é um reconhecimento às entidades que, possuindo um bom nível de engajamento de suas equipes internas (empregados), tenham um bom desempenho na pesquisa de engajamento 2021. 

Objetivo do Selo de Engajamento:

Pensando no cenário atual do setor, nas mudanças rápidas e constantes que nos fazem estar cada vez mais eficientes, tendo o desafio de inovar e superar como referência, o comitê de Gestão de Pessoas da ABRAPP desenvolveu o programa de certificação do setor quanto ao engajamento de seus empregados, por meio da ferramenta de pesquisa de engajamento. 

Que valor o Selo agrega à entidade?

Engajamento das equipes é um dos mais importantes meios de sucesso de qualquer organização hoje.  Assim, sua participação, independentemente de alcançar ou não o Selo, trará:

  • Um diagnóstico do patamar de engajamento de suas equipes;
  • Uma possibilidade de comparação do seu patamar com benchmarkings dentro e fora do setor; 
  • Um visão clara e estratificada dos pontos fortes e a desenvolver para a construção de um plano de ação efetivo; 
  • Um certificado de participação;
  • E claro, se alcançar a pontuação mínima receberá o Selo! Uma ferramenta de promoção da imagem que certamente suas patrocinadoras e participantes valorizarão. E porque não dizer, será argumento de atração de mais adesão de novos participantes.

No coletivo o setor ganha também, e muito, em imagem, por exemplo, por estar inovando e investindo em engajar equipes.

Importante: a sua Entidade só será divulgada se for a premiada para recebimento do troféu. Não será publicado ranking ou dados coletados na Pesquisa.

O que será avaliado na Pesquisa?

A pesquisa já tem um formulário organizado em 03 blocos, minuciosamente desenhado para o alcance dos objetivos, com base num pré-diagnóstico setorial realizado em junho passado, onde um consultor especialista do IBRC fez imersão em 05 entidades para entender mais do tema engajamento, especificamente para as EFPC.

Assim, trazemos o que há de mais moderno no tema engajamento, mas com olhar customizado para o setor, garantindo que seja totalmente diferenciada das tradicionais pesquisas de clima e ambiência. 

Alguns destes diferenciais são:

  • Avaliação em “mão dupla”, onde vamos mensurar compromissos de parte a parte e não apenas da entidade para com a equipe;
  • Coleta qualitativa com justificativas para todas as respostas;
  • Pré-diagnóstico setorial;
  • Padronizado para o setor, focando, por exemplo, o trabalho híbrido;
  • Benchmarking Internacional;
  • Certificação (Selo ABRAPP de Engajamento);
  • Ranking e Destaques. Você (e apenas você) saberá sua classificação entre todos os participantes da pesquisa. Os destaques serão reconhecidos no Congresso da ABRAPP, em outubro;
  • Diagnóstico do setor e manual setorial das melhores práticas.

Como será operacionalizada a pesquisa?

Assim que você aderir à pesquisa (assinando o termo de adesão enviado pela ABRAPP), minha equipe fará contato para uma reunião de diagnóstico por vídeo, onde trataremos de toda a operacionalização da pesquisa e suas dúvidas serão sanadas.

Como acessar o questionário?

O questionário será web, hospedado em servidor próprio do IBRC, e será acessado por link individualizado, distribuído aleatoriamente, não rastreável e inutilizado, assim que terminar o preenchimento da pesquisa.

Sobre a segurança da informação:

Seguimos todos os requisitos da LGPD com relação aos dados sensíveis, temos contrato de confidencialidade com a ABRAPP, nossa contratante. NENHUM dado de cadastro e nem de resposta será acessado por NINGUÉM de fora da minha equipe. Nem da sua ou de qualquer outra entidade e nem mesmo da ABRAPP. Todo mecanismo tecnológico é duplamente protegido e podemos garantir total segurança no projeto.

Os resultados:

Como será disponibilizado o resultado da Pesquisa?

Cada entidade participante receberá um relatório geral do projeto estratificado: 

  • Olhando para dentro: por gênero, tempo de casa, diretoria e hierarquia; 
  • Olhando para fora: por região e porte. 

Receberá também sua pontuação específica final e por blocos, além da posição no ranking de entidades participantes do mesmo porte e pontuação geral.

A classificação:

Como será a classificação para obter ou não o Selo?

Uma sequência rápida para entender melhor:

  • Serão 03 blocos; 
  • Cada bloco formado por várias questões. Cada questão terá um gradiente de cinco opções de resposta, formado por notas de 01 (a pior) a 05 (a melhor);  
  • Cada bloco tem um peso de pontuação.

Assim chegaremos a uma pontuação percentual média, que deve ser acima de 70% para se classificar para o recebimento do Selo. 

O ranking acontecerá de forma simples, ou seja, as entidades serão ordenadas por sua pontuação final. 

Se houver empate, veremos o melhor desempenho nos blocos de maior peso. Permanecendo o empate, melhor desempenho nos blocos seguintes. 

Quanto custa participar da pesquisa de engajamento?

Nada! Apenas se uma entidade desejar aprofundamento em seus resultados, teremos uma tabela à disposição da ABRAPP, para serviços extras neste sentido.

Por que já premiar com o Selo no primeiro ano da pesquisa?

Após avaliação técnica do Comitê de Gestão de Pessoas e do IBRC, corroborado pelo pré-diagnóstico setorial realizado, as principais motivações foram:

  • Há no sistema muitas organizações que atuam bastante em clima e engajamento, então faz sentido já premiar quem se destaca por esforço proativo;
  • Estes destaques precisam ser expostos, para que todo o setor se beneficie com o acesso a essas best pratices;
  • Ter um Selo é um atrativo para adesão e, principalmente, para a busca de melhoria contínua no tão importante tema engajamento, um motivo concreto que mexe com a cultura da fundação. 

Lembramos que o projeto está na sua primeira edição. Iremos acolher as sugestões e avaliar a aplicabilidade para as próximas edições.

*Presidente do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC

 

Selo de Engajamento Abrapp – Inscrições: até 18/08/21

Aplicação da pesquisa – de 01/09 a 11/09/2021 / Resultados e premiações: durante o 42º CBPP

Informações e inscrições: abrappatende@abrapp.org.br

Whatsapp: +55 (11) 98325-6942 / Telefones: +55 (11) 3043-8783/84/85/87

Shares
Share This
Rolar para cima