Comissão de Ética do ICSS dá posse a membros e realiza primeira reunião

Guilherme Leão, Presidente do Conselho Diretor do ICSS

Concebida para analisar de forma independente os processos de certificação profissional e institucional do maior instituto certificador da previdência complementar no Brasil, a Comissão de Ética do ICSS foi instalada na última quinta-feira (18).

Foram empossados os membros da Comissão, formada por maioria de profissionais indicados por instituições independentes. Assim, além da tríade associativa ICSS, Abrapp e Sindapp, o colegiado tem representantes de Amec, CRA-SP, IBGC, Anbima e Instituto Ethos.

O Presidente da Comissão, Guilherme Leão, destaca que a criação do Código de Princípios Éticos e de Condutas do ICSS e da Comissão de Ética é mais um importante avanço na governança da instituição, que tem como mote a elevação contínua da barra, em direção às melhores práticas de mercado.

O objetivo é assegurar a transparência e imparcialidade nos processos de certificação e recertificação profissional e avaliação institucional e, assim, garantir a máxima isenção e afastar a possibilidade de conflitos de interesse.

Independência – A Comissão de Ética possui regimento interno e contará com um canal de denúncias, em fase de desenvolvimento, para recebimento de casos que infrinjam as diretrizes previstas no Código.

Outro aspecto que assegura a isenção dessa estrutura é que o ICSS, mesmo na presidência da Comissão, não terá direito a voto nos casos analisados, esclareceu Eduardo Lamers, consultor responsável por auxiliar o Instituto na elaboração do Código de Princípios Éticos e do regimento da Comissão.

Assuntos tratados – Durante a primeira reunião do colegiado, os membros receberam informações sobre como se dará a operação da Comissão e instrumentos de trabalho à disposição.

Também foi realizada uma apresentação sobre a história e estrutura de governança do ICSS, atividades e processos de certificação oferecidos e números atualizados.

Responsável pela explanação, o Superintendente Adjunto Ivan Corrêa Filho compartilhou uma novidade: o Instituto lançará brevemente certificação por prova no formato online, tendo já contratado a plataforma para aplicação dos exames com monitoramento remoto.

Composição – Confira a relação de integrantes da Comissão de Ética do ICSS: Guilherme Velloso Leão (ICSS) – Presidente; Jarbas Antonio de Biagi (Abrapp); Erasmo Cirqueira Lino (Sindapp); Fábio Coelho (Amec); Neusa Maria Bastos (CRA-SP); Tatiana Regiani (IBGC); Priscilla Roncy (Anbima); e Felipe Saboya (Instituto Ethos).

Shares
Share This
Rolar para cima