Elayne Cachen e Virgínia Ribeiro se especializam em gestão de talentos

O sistema de previdência complementar fechada acabou de se fortalecer com profissionais especializadas em gestão de pessoas e talentos. A Assessora Executiva de Previdência e Inovação da Fundação Ceres, Elayne Cachen, e a Gerente de Cálculo da Petros, Virgínia Ribeiro, participaram juntas da 11ª turma de formação do Global Strengths Coach da Gallup no Brasil. Agora, elas podem atuar com a metodologia CliftonStrengths com as equipes e gestores de suas respectivas entidades.

Elayne e Virgínia também atuaram como mentoras no Hack’A’Prev, hackathon da previdência privada realizado pela Abrapp junto à Conecta e organizado pela Shawee. Acompanhando a tendência das empresas, as profissionais buscaram aprimoramento na forma de observar e potencializar os talentos e os pontos fortes dos indivíduos e das equipes, em vez de focar em suas fraquezas. A teoria do desenvolvimento baseado nos pontos fortes foi criada por Donald Clifton ao perceber, após muitas análises e pesquisas, que o sucesso vem do aprimoramento das forças.

A partir desses estudos, a Gallup criou o Global Strengths Coach, um curso de formação de coaches para profissionais que querem ajudar outros a atingir a excelência naquilo que já fazem bem. “O segmento de previdência complementar está pedindo fomento e aprimoramento na parte de vendas, além de conexão maior com clientes. Estamos em meio a uma transformação digital e um período de isolamento com home office. Não conseguimos ter um desempenho adequado sem esse olhar voltado para as pessoas”, explica Elayne.

Já Virgínia conta que já atua como mentora, tendo se formado dentro da própria Petros e agora realiza treinamentos na fundação. “Sempre apliquei muito na minha equipe os conceitos de gestão de pessoas. Sou da área operacional, mas tenho uma preocupação muito grande com pessoas, pois se não cuido delas, os processos não rodam. Estudei psicologia positiva e conheci o conceito de aperfeiçoar o que as pessoas têm de bom”. Virgínia começou a aplicar o conceito com sua equipe, direcionando as pessoas a tarefas diferentes do que elas faziam. “Agora, além de poder fazer o coaching individual, fomos habilitados a fazer esse treinamento com equipes e gestores”.

Metodologia – De acordo com a metodologia, o gestor entra para auxiliar as pessoas a produzirem um resultado positivo utilizando o talento que elas têm. “Para isso, temos que identificar e valorizar esse talento nas pessoas, e direcioná-los”, diz Elayne. “Fizemos um treinamento de duas semanas onde aprendemos ferramentas para auxiliar os liderados e os gestores a como utilizarem, da melhor forma possível, seus talentos a um ponto que eles se tornem fortes”. Virgínia explica ainda que dentro dos domínios de talentos que são usados pela metodologia, relacionamento e estratégia estão incluídos. “Temos muito que conhecer das pessoas para entender qual tipo de talento podemos ter em cada atividade. A Petros está vivendo um momento de transformação enorme, e vai fazer diferença ter esses perfis traçados”.

Após a conclusão do curso, o próximo passo é obter a certificação a partir de uma prova, mas antes mesmo da certificação, as profissionais já podem atuar nas suas entidades. “Já tenho reunião com o Presidente da Ceres para apresentar o método e vamos caminhar no sentido de conhecer nossos talentos e treinar as pessoas, chegando no alto desempenho que almejamos”, ressalta Elayne. “Quanto mais identificarmos, no segmento, nossos talentos, fortalecendo os pontos fortes, teremos um segmento de mais qualidade e melhor desempenho. Essa identificação ocorre dentro da própria casa. Os trabalhos estão sendo iniciados nesse sentido”, complementa.

Virgínia também se colocará a disposição de quem quiser fazer dentro da Petros. “Pretendo disseminar isso, começando com minha equipe, identificando perfis e descobrindo talentos de cada um, até para ver se os grupos em que eles atuam estão alinhados em relação aos talentos de cada um”, destaca.

Shares
Share This
Rolar para cima