Faleceu o especialista em previdência Renato Follador, deixando grande legado ao sistema

É com grande pesar que as diretorias da Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp comunicam o falecimento de Renato Follador, especialista em previdência que deixou grande legado para o sistema. Follador morreu neste sábado, 3 de julho, aos 67 anos, por complicações decorrentes da COVID-19.

Defensor da Educação Previdenciária, Follador atuou ativamente nos segmentos da Previdência Social, Previdência Privada Complementar Fechada e Aberta, e Previdência do Setor Público, sendo certificado pelo ICSS. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas, Follador tinha MBA no ESADE de Barcelona em Alta Direção de Empresas, com ênfase em Previdência Social. Ele foi consultor em previdência, atuando na área por mais de 30 anos.

Follador iniciou suas atividades em previdência com a criação, implantação e direção da Fibra – Fundo de Pensão dos empregados brasileiros da Itaipu Binacional. Ele criou também o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, hoje chamado Mais Futuro, onde atuava como consultor. Foi ainda responsável pela criação e implantação do Paranaprevidência, Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná.

Ele foi, durante 5 anos, Secretário de Estado da Previdência do Governo do Paraná. Entre 2001 e 2002, ocupou o cargo de Diretor Nacional da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social – OISS, no Brasil.

Considerado um arauto da educação previdenciária, influenciou toda uma geração de paranaenses sobre a importância de poupar para a aposentadoria, tema que abordava constantemente em inúmeros artigos produzidos para diversos veículos de comunicação, entre eles portal e-Band, no “blog do Follador”; e ParanaPortal, no blog do “De Olho no Futuro”. Foi ainda Comentarista do jornal BOM DIA – Paraná e na Rádio CBN Curitiba.

Follador foi também figura central nas discussões sobre previdência no país, como nas Reformas Previdenciárias de 1998 e 2003, e na Reforma da Previdência de 2019, participando ativamente no esclarecimento da população através dos meios de comunicação.

Junto à Abrapp, Sindapp e ICSS, publicou, em 2008, o livro “Previdência Complementar – Um plano solidário sem risco para o patrocinador”, do qual foi co-autor ao lado de Rita Pasqual Anzolin.

Além da previdência, Renato Follador fez carreira também no esporte, tendo sido eleito presidente do Coritiba em dezembro de 2020 para o triênio 2021-2023. O clube também prestou homenagem a seu presidente neste domingo.

Shares
Share This
Rolar para cima