Fórum UniAbrapp e Ancep: Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC estabelece marco contábil para o segmento

Com o objetivo de proporcionar uma visão global da contabilidade das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), o 2º Fórum UniAbrapp e Ancep: Visão 360º da Contabilidade iniciou nesta segunda-feira, 20 de setembro, com cerca de 600 participantes inscritos, marcando momento histórico para expansão do conhecimento na área com o lançamento do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC.

Na abertura do evento, Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, destacou o lançamento do manual como um marco contábil para o segmento de Previdência Complementar. “É um sonho antigo, agora realizado”, disse, reiterando a parceria com a Fucape para estruturação da obra, e destacando que o sistema vem discutindo temas estratégicos em meio a uma transformação onde participantes passam a ser atendidos como clientes, o que leva maior desafio às EFPC na busca por novas fontes de receita para que possam investir no seu próprio negócio.

Ressaltando a participação decisiva da UniAbrapp no processo de profissionalização do segmento, com a capacitação de 16 mil alunos, bem como a atuação da Ancep visando o aperfeiçoamento do sistema dentro da área de contabilidade, Luís Ricardo disse que temas desafiadores serão abordados ao longo dos próximos dois dias de evento.

Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp, destacou a segurança que esse conhecimento proporcionará, em especial diante das transformações pelas quais as entidades estão passando com a criação de planos instituídos e famílias. “Esse será o grande salto da Previdência Complementar. Quanto mais cresce a Previdência Complementar Fechada no Brasil, mais importante serão os trabalhos voltados para a contabilidade”, disse, reiterando que o Fórum mostrará as melhores práticas na área de contabilidade, sempre visando a transparência com os participantes.

Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep, comemorou o lançamento do manual, destacando o momento histórico e a satisfação em reunir profissionais altamente qualificados no evento. Ele ressaltou que diante de tantas mudanças recentes, em especial no momento da pandemia, essa obra inédita foi colocada no mercado de Previdência Complementar. “Em um mundo de transformações, só sobrevive quem se atualiza, investe no conhecimento, como é o que estamos fazendo aqui”, disse Muniz, reiterando que o livro proporciona ainda maior confiabilidade ao segmento.

Valcemiro Nossa, Diretor da Fucape Business School, destacou que o Fórum é um evento que conta com rica programação por tratar da contabilidade focada na Previdência Complementar. “Ter um evento único tratando desse assunto proporciona um aprofundamento”, disse, enaltecendo o manual, que traz um conhecimento acadêmico junto com as necessidades do mercado.

Os palestrantes ressaltaram o legado deixado por Edgard Silva Grassi e sua contribuição para o segmento. Grassi teve participação na elaboração da obra e ocupava o posto de Presidente dos Conselhos Fiscais de Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp. Além disso, era Diretor de Administração e Seguridade da CBS Previdência e membro do Conselho Deliberativo da Ancep.

Apresentação do conteúdo – Retomando o histórico da Previdência Complementar Fechada, bem como as primeiras normas contábeis do sistema, Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp, moderou o painel que marcou o lançamento do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC. Ele destacou que a obra está em sintonia com a importância e resiliência do sistema. “Vocês, grandes profissionais que estão compondo este evento, estão construindo essa história”, ressaltou Devanir.

Com 14 capítulos e mais de 300 páginas, o material passa por aspectos como Planos de Contas e Relatórios Contábeis; Disponível; Gestão Previdencial; Gestão Administrativa; Imobilizado; Intangível; Investimentos; Exigível Contingencial; Governança Corporativa; Controles Internos e Riscos; Tributos; Benefícios Pós-Emprego Previdenciais; e Casos Práticos de Contabilização.

“É realmente um marco o Manual de Contabilidade para todos nós, pois estamos falando de uma obra que há algum tempo vínhamos trabalhando e agora conseguimos materializar através dessa parceria entre Abrapp, UniAbrapp, Ancep e Fucape”, disse Geraldo de Assis, Secretário-Executivo do Colégio de Coordenadores de Contabilidade da Abrapp, Especialista da UniAbrapp e Conselheiro Deliberativo da Ancep, que apresentou todo o processo de elaboração do conteúdo do manual.

Através de uma realidade de falta de um material que fosse completo e abordasse todos os aspectos da contabilidade aplicado às EFPC, foi constituído um grupo de trabalho para que esse processo fosse levado adiante. “Essa é uma obra coletiva de todo o segmento”, reiterou Geraldo, destacando que esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2014 a diversas mãos.

Ele reforçou que a contabilidade traz uma visão 360º das EFPC. “Não tenho dúvida que todas as áreas das entidades vão utilizar esse manual”, disse, explicando que a contabilidade apenas organiza números que são oriundos de diversas áreas das entidades, e o público-alvo do livro contempla conselheiros, diretores, equipes técnicas, e participantes, assistidos, patrocinadores e instituidores das fundações.

Geraldo destacou ainda a intenção de levar o manual a instituições de ensino superior que oferecem curso de ciências contábeis. “Por que não essa disciplina ser tratada também com foco na previdência complementar?”, refletiu, dizendo que há a oportunidade de mostrar a importância, aos jovens, de se fazer uma poupança previdenciária através da inclusão dessa disciplina dentro de universidades.

Clique aqui para baixar o Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC.

Importância da contabilidade nas EFPC – Aziz Xavier Beiruth, Professor da Fucape Business School, destacou a necessidade de profissionais das EFPC tratarem com cuidado as contas das milhões de pessoas que estão diretamente impactadas pela Previdência Complementar Fechada. “Nós não tínhamos, até então, um material robusto que pudesse auxiliar profissionais e estudantes de contabilidade sobre o assunto”, disse.

Segundo ele, há hoje 370 mil contadores no Brasil, sendo que o livro é uma oportunidade de especialização para esses profissionais, marcando o início de uma trajetória que tem como objetivo fornecer uma capacitação mais robusta na área. “Esse livro vai ser de extrema boa utilização por profissionais dentro dessa cadeia, desde conselheiros até estudantes”, complementou Aziz.

José Edson Cunha Júnior, Sócio-Consultor JCM Consultores, ressaltou também o dever fiduciário das EFPC, que para ser cumprido deve ser acompanhado de bons hábitos de gestão. Assim, o manual vem com importância para que as entidades tenham sempre informações transparentes e atualizadas, o que é primordial para a boa gestão a partir da avaliação do patrimônio, solvência, liquidez e dos resultados obtidos. “Notadamente na contabilidade nós temos o maior manancial de informações das nossas entidades”, disse.

Segundo ele, a oportunidade que o manual proporciona é extrema, e ele está sendo lançado em um momento ideal para o sistema, que está sendo constantemente aprimorado desde sua criação, há 44 anos, e passando por uma grande jornada de regulação. José Edson destacou que a informação contábil é importante em todos os estágios da operação das EFPC, parabenizando a qualidade do livro e indicando a constante consulta ao que chamou de “verdadeira trilha das boas práticas contábeis”.

O evento continua ao longo desta segunda-feira, com programação até terça (21). A participação integral no evento conta 4 créditos no Programa de Educação Continuada – PEC do ICSS. Confira aqui a programação.

O 2º Fórum UniAbrapp e Ancep: Visão 360º da Contabilidade é uma realização da UniAbrapp e da Ancep com apoio institucional da Abrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio master: JCM Consultores. Patrocínio Ouro: 4UM Investimentos, Aditus, Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados, Lumens Atuarial, Mirador, PRP Soluções Contábeis, PWC, Rodarte Nogueira Consultoria, Russell Bedford, Sinqia, Wedan Consultoria. Apoio da Capemisa Seguradora, Itajubá Investimentos, Moore VR e Serel.

Shares
Share This
Rolar para cima