Giro das Associadas: Fapes, Funpresp-Jud e Prevcom

Fapes inicia processo eleitoral para Conselhos Deliberativo e Fiscal – O Processo Eleitoral 2021 da Fapes ocorrerá por meio de votação eletrônica para o preenchimento de uma vaga no Conselho Deliberativo, reservada a um representante de participantes, e uma vaga no Conselho Fiscal, reservada aos candidatos que são assistidos.

Serão eleitas duas chapas para cumprir mandato de quatro anos, entre abril de 2021 e abril de 2025. Todos os participantes poderão votar para o preenchimento das vagas existentes nos dois conselhos, independentemente da vaga ser destinada a candidato participante ou a candidato assistido.

O resultado será divulgado no dia 12 de março de 2021. Acesse aqui o calendário completo do sistema eleitoral.

 

Funpresp-Jud recebe Lucas Nóbrega para falar sobre perfis de investimentos – Lucas Nóbrega, Diretor-Presidente da Fundação Libertas, participou de live realizada no dia 9 de dezembro para toda a equipe da Funpresp-Jud abordando o tema de “Perfis de Investimentos”. O evento encerrou a programação do “Ciclo de Palestras” da fundação neste ano.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor de Administração, Marco Antônio Martins Garcia, e a mediação ficou por conta da Gerente de Comunicação e Marketing, Paolla Dantas. O tema foi escolhido em razão da Funpresp-Jud estar se preparando para oferecer aos seus participantes, provavelmente a partir do segundo semestre de 2021, perfis de investimento baseados no modelo Ciclo de Vida e Fundo Data Alvo, que considera a data de aposentadoria provável do participante e não a idade dele.

Lucas esteve à frente do processo de alteração dos perfis oferecidos pela PreviBayer, na ocasião em que foi Diretor-Superintendente daquela entidade e atualmente trabalha para implantar os perfis de investimento na Fundação Libertas. Para Lucas, a implantação dos perfis de investimento passa por uma comunicação assertiva, que garanta o entendimento do risco por todos os stakeholders, em especial os participantes, e pela opção default. “A previdência precisa ser confiável, clara, simples, flexível, rentável, sólida e atraente para o participante”, destacou.

 

Prevcom realiza evento com especialista em educação financeira – Um workshop virtual foi realizado para participantes da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) abordando a preparação do orçamento para 2021 com a economista Juliana Barbosa. O workshop online da Prevcom integra o programa Conta Comigo de educação financeira e foi desenvolvido pela entidade em parceria da DSOP.

Segundo Juliana, uma das dicas para esse planejamento é começar pela análise do passado. Ela apontou que o levantamento da movimentação de receitas e gastos do período anterior fornece elementos para que se faça uma “faxina” nas finanças e avalie se quer repetir 2020 ou fazer tudo diferente em 2021.

Para a economista, o mapeamento é um instrumento de análise que deve ser feito periodicamente para que as pessoas possam visualizar sua situação financeira, tomar decisões e construir seu projeto de vida. Com base neste rastreamento é possível refletir sobre os gastos, enumerar o que foi feito, o que falta realizar e descobrir se sua renda está equilibrada ou corroída pelas prestações.

Shares
Share This
Rolar para cima