Giro das Associadas: Funpresp-Jud, Fapes e Eletros

Funpresp-Jud publica Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro – A Funpresp-Jud publicou sua Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, elaborada em atendimento ao disposto na Instrução Previc nº 34, de 28 de outubro de 2020. Proposta pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo realizada em 10 de fevereiro de 2021, ela estabelece princípios e diretrizes para a implementação de procedimentos e controles internos a serem adotadas pela entidade

O documento trata as definições que devem ser observadas, tais como: lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, operações e situações suspeitas, clientes e pessoa exposta politicamente; e define os papéis e responsabilidades para o cumprimento das obrigações.

A Política está publicada no site da fundação e será entregue aos seus empregados, parceiros e prestadores de serviço. Também será observado o tema prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo no plano de capacitação anual da equipe e conselheiros da Funpresp-Jud.

 

Fapes encerra 2020 com rentabilidade estimada em 5,9% – A rentabilidade da Fapes em 2020 está estimada em 5,9%. Segundo a entidade, a estratégia de diversificação da carteira de investimentos permitiu encerrar o ano positivamente, mesmo com toda a volatilidade do mercado financeiro. O desempenho, contudo, foi insuficiente para alcançar a meta atuarial projetada em 9,6%. Para adequar a meta atuarial à realidade do mercado, o Conselho Deliberativo decidiu por uma nova redução para 2021.

A Fapes investiu 10% da carteira em ativos no exterior, no limite do percentual permitido pela legislação. “As alocações foram feitas no início do ano e assim capturamos todo o movimento de valorização do dólar. A rentabilidade de nossa carteira no exterior foi de 52,3%”, afirma o Diretor de Investimentos, André Loureiro. Ao longo do ano, a fundação reforçou a liquidez para contornar impactos de curto prazo e selecionou novos gestores de fundos de ações, multimercado e de crédito privado, focados em obter rendimentos acima da média do mercado com horizonte de longo prazo.

Como parte do processo de diversificação, foi vendido um galpão considerado obsoleto e de alto custo, substituído por um fundo imobiliário com atuação mais ampla. A Fapes também aprovou uma estratégia de proteção de risco de cauda (tail risk), que visa reduzir a volatilidade da carteira em casos de crises como a vivenciada em função da pandemia.

 

Eletros lança plataforma de treinamento e capacitação – A Eletros lançou um Sistema de Gestão da Aprendizagem voltado para capacitação e treinamentos, o Eletros Transformar. Na plataforma, são disponibilizados cursos, treinamentos e palestras. A plataforma conta com o mecanismo de gamificação, visando aumentar o engajamento dos empregados com o sistema por meio de recompensas e marcos de conquistas.

Os cursos disponíveis no Eletros Transformar contam com certificados e os treinamentos com mais de 4 horas geram créditos no Programa de Educação Continuada (PEC) do ICSS. “A parceria com o ICSS é para nós um reconhecimento de que estamos no caminho certo e atesta ainda mais a importância deste projeto. A área de gestão de pessoas acredita que o aprendizado auxilia na construção de uma base sólida de gestão e conhecimento, além de introduzir conceitos e experiências que proporcionem o desenvolvimento de novas competências”, diz Simone Castelão, Gerente de Administração e Pessoal da Eletros e Coordenadora do Comitê de RH da Abrapp.

Elaine Oliveira, especialista da área de Gestão de Pessoas e responsável pela implantação do projeto, destaca que o projeto estimula os empregados a assumirem o protagonismo pelo desenvolvimento de suas carreiras. “Antes os treinamentos se resumiam basicamente a cursos presenciais, agora será possível participar de diversos cursos em uma plataforma online, utilizando diferentes ferramentas colaborativas como chats, comunidades virtuais, trabalhos em grupo e outros”.

Shares
Share This
Rolar para cima