Giro das Associadas: Funpresp-Jud, Serpros e PrevNordeste

Pesquisa com colaboradores da Funpresp-Jud – Aplicada de 30 de setembro a 2 de outubro deste ano, a Pesquisa de Clima da entidade alcançou alto índice geral de favorabilidade, de 84,42%, e o expressivo percentual de 86,11% de participação dos empregados. Temas como equipe de trabalho, liderança, capacitação, imagem e comprometimento, condições de trabalho, comunicação, relacionamento entre as áreas, qualidade de vida, estrutura e funcionamento da empresa, carreira, gestão do desempenho, remuneração e reconhecimento fizeram parte do questionário. O Diretor de Administração da Funpresp-Jud, Marco Antônio Garcia, comenta a seguir os principais aspectos do levantamento:

Esta foi a primeira Pesquisa de Clima realizada pela Funpresp-Jud com os seus empregados. O que motivou a realizá-la neste momento, após sete anos de atividades?

Garcia – Após 7 anos de existência e algumas marcas expressivas atingidas, tais como o alcance da adesão de 20 mil participantes e a superação de R$ 1 bilhão de reais de patrimônio sob gestão, percebemos que seria importante verificar se o clima organizacional e a satisfação dos empregados em trabalhar na Funpresp-Jud também estariam acompanhando essa rápida evolução.

A pesquisa contou com a participação de 86,11% dos empregados. Qual a sua opinião sobre a participação tão expressiva?

Garcia – A consciência coletiva de todo o corpo funcional a respeito dos aspectos básicos de um bom ambiente de trabalho, e a busca por possíveis melhorias certamente representaram a grande motivação para que quase todo o contingente de empregados participasse voluntariamente da Pesquisa de Clima organizacional.

O índice geral de favorabilidade também foi alto, de 84,42%. Foi uma surpresa para a Diretoria Executiva? A que fatores você atribui o resultado tão positivo?

Garcia – A Diretoria Executiva tinha uma percepção bastante favorável ao resultado da pesquisa, porém, o índice de 84,42% de favorabilidade superou todas as expectativas. Esse resultado demonstra que o caminho pavimentado na construção e no desenvolvimento da Entidade está no rumo certo. Trata-se de um resultado que coloca a nossa Entidade em um seleto grupo das melhores empresas para se trabalhar. Isso é digno de orgulho e deve ser comemorado por todos os stakeholders da fundação.

De todos os itens com avaliação positiva, qual mais se destacou para você?

Garcia – São vários. Se observarmos as 10 perguntas que receberam as maiores notas, todas acima de 95% de favorabilidade, chamam a atenção palavras como respeito, qualificação, colaboração, capacitação e zelo pela imagem da fundação, e todas elas sempre empregadas na interação entre chefia e subordinado. Isso é muito bom, pois demonstra que a busca incessante por automatização de processos não diminui a importância do relacionamento social no ambiente de trabalho.

Sentimentos de pertencimento e satisfação também foram percebidos quando a maior parte dos empregados manifestou que desejava permanecer e construir uma carreira na fundação, concorda?

Garcia – Sem dúvida. Quando foi perguntado aos empregados “como você se imagina daqui a 5 anos”, as respostas demonstraram que 77,42% dos empregados se veem trabalhando na Funpresp-Jud, seja em outra área, no mesmo cargo ou em um cargo melhor. Além disso, uma das perguntas que obteve melhor avaliação foi: “Os empregados têm orgulho de trabalhar na Funpresp-Jud”. Isso é uma demonstração de que estamos no caminho certo de um de nossos objetivos estratégicos: “Atrair e Reter Talentos”, que se insere na perspectiva de Aprendizado e Crescimento.

 

Serpros realiza pesquisa de interesse para o Plano Família – A entidade está realizando pesquisa para levantar o interesse dos participantes pelo novo Plano família. A pesquisa foi encaminhada por e-mail no último dia 17 de dezembro e as respostas podem ser enviadas até 31 de dezembro. “Com base nas respostas será possível identificar as expectativas dos participantes em ter um plano família e, assim, a Equipe Serpros poderá oferecer o melhor plano de previdência para os seus familiares”, diz comunicado.

 

PrevNordeste realizou lançamento de novo meio de comunicação – Entrevistas, matérias especiais e informes sobre a Previdência Complementar são alguns dos conteúdos exclusivos da newsletter Fique Por Dentro, lançada no último dia 23 de dezembro pela PrevNordeste. A publicação mensal é destinada aos participantes da entidade, mas também pode ser acessada através do site pelo público em geral.

A primeira edição tem como destaques a divulgação do PIX para aporte de contribuições facultativas, a divulgação do Simulador de Benefício Fiscal – ferramenta para o planejamento financeiro de longo prazo –, a performance dos investimentos e o balanço das atividades. “Esse novo produto, além de complementar o conteúdo que divulgamos em nossa página de notícias, será um importante instrumento nas nossas ações de educação financeira e previdenciária. Nosso desejo é levar cada vez mais informação de qualidade aos nossos Participantes, bem como a todos os servidores públicos” afirma o Diretor Presidente da Entidade, Jeremias Xavier de Moura. Clique aqui e acesse a Newsletter

Shares
Share This
Rolar para cima