Giro das Associadas: Prevcom, CBS Previdência, Cibrius e Funpresp-Jud

Representante do Ministério Público de São Paulo preside Conselho Consultivo da Prevcom – Os servidores que integram os Comitês Gestores dos planos administrados pela Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) elegeram Marcos Hayazaki, membro do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), como o primeiro presidente do Conselho Consultivo da entidade.

“Com esta nova posição, a Prevcom aprimora a integração do Conselho, composto por funcionários indicados pelos Comitês, na governança, assessoria, acompanhamento de atividades, suporte às decisões e execução de políticas de gestão”, diz a entidade. Como presidente, Hayazaki será o representante dos participantes perante os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Diretoria Executiva.

A escolha foi realizada pelos membros dos Comitês Gestores dos planos PREVCOM RP, vinculado ao Regime Próprio da Previdência Social (RPPS), PREVCOM RG-UNIS, das universidades USP, Unicamp e Unesp, PREVCOM RG, que reúne inscritos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), PREVCOM RO, do estado de Rondônia, do multipatrocinado PREVCOM MULTI e do SP Previdência da capital paulista.

 

CBS Previdência completa 61 anos – Em 17 de julho, a CBS Previdência completou 61 anos. “Desde 1960, a nossa história é contada pela transformação de futuros e vamos trabalhar para manter este compromisso pelos próximos anos e com as novas gerações”, diz a entidade em comunicado.

A fundação reforça seu objetivo, que é fazer com que o vínculo com os participantes permaneça ao longo de toda a vida. “Todos os dias, nos dedicamos para que os participantes tenham um amanhã mais seguro financeiramente”, destaca o comunicado.

 

Cibrius realiza pesquisa sobre home office – Com 85% do quadro de empregados atuando remotamente desde o início da pandemia, no ano passado, o Cibrius realizou uma pesquisa de opinião entre os colaboradores com o objetivo de analisar a experiência durante a modalidade de trabalho a distância antes de decidir o retorno das atividades presenciais. No questionário, foram levantados assuntos como administração de tempo, organização, comunicação, praticidade, saúde física e mental, entre outros.

A entidade observou que até mesmo os custos com a locação de um espaço físico para as instalações do Cibrius podem ser reduzidos, caso o modelo de teletrabalho seja permanentemente adotado. “A produtividade foi um ponto muito positivo mostrado pela adoção temporária do home office. Outro ponto positivo verificado foi a redução dos custos de despesas com material de escritório, copa e limpeza, energia, água, telefone, entre outras”, destaca a entidade.

Em razão do resultado da pesquisa, desde o dia 30 de junho de 2021, as atividades presenciais foram retomadas na modalidade híbrida. O resultado apontou a valorização do contato pessoal do trabalho presencial como forma de reforçar e manter as relações interpessoais. A Diretoria Executiva do Cibrius estabelecerá normativo com as novas condições de trabalho, com o objetivo de promover economicidade em relação às despesas administrativas sem deixar de lado o bem-estar de seus colaboradores.

 

Funpresp-Jud apresenta resultados de junho – Em junho, o Plano de Benefícios da Funpresp-Jud apresentou retorno de 0,37% em termos nominais e -0,16% em termos reais, abaixo do benchmark do PB no mês (0,87% em termos nominais e 0,34% em termos reais). No acumulado de 2021, o retorno nominal foi de 3,01% e real de -0,73%, ante 5,85% e 2,00% do benchmark em termos nominais e reais, respectivamente.

Já as Reservas do Plano de Benefícios encerraram o mês com retorno de 0,26% em termos nominais e -0,27% em termos reais, também inferior ao benchmark no período. No acumulado de 2021, o retorno nominal foi de 2,47% e real de -1,25%, ficando também abaixo do benchmark no ano. Essa é a rentabilidade que efetivamente impacta o saldo de conta dos participantes da Fundação.

O Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) encerrou o mês com retorno de 1,07% em termos nominais e 0,53% em termos reais, ficando acima do benchmark no período. No acumulado de 2021, o retorno nominal foi de 6,45% e real de 2,59%, acima do benchmark no ano.

Em junho, a carteira de investimentos do Plano de Benefícios finalizou o período com 74,4% dos recursos em Renda Fixa, 11,9% em Renda Variável, 3,0% em Investimentos Estruturados, 7,8% em Investimentos no Exterior e 2,9% em Imobiliário.

Segundo a Diretoria de Investimentos, tanto a conjuntura internacional como a doméstica apresentaram melhora no mês de junho, fazendo com que os preços dos ativos apresentassem comportamento desigual entre os diversos segmentos. Foram obtidos retornos positivos nos ativos de Renda Fixa em geral, exceto IMA-B5, e no Ibovespa, e negativos para investimentos no Exterior, Índice de Dividendos e Imobiliário.

Shares
Share This
Rolar para cima