Giro das Associadas: Previnorte, FIPECq e Prevcom

Previnorte recebe recertificação ISO 9001 – Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020, a Previnorte recebeu mais uma auditoria externa em seu Sistema de Gestão da Qualidade pela empresa certificadora Brasil Sistemas de Gestão BSI e, devido à pandemia do coronavírus e ao teletrabalho dos empregados, a auditoria foi realizada remotamente, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis para a aplicação de entrevistas e apresentação de evidências.

O objetivo é buscar evidências positivas que demonstrem que todos os elementos organizacionais e os requisitos da norma são tratados de forma eficaz, e também verificar se o sistema de gestão está demonstrando a capacidade de suportar o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e contratuais, bem como os objetivos específicos da organização. A Previnorte foi recertificada sem registro de não-conformidades, observações ou apontamentos neste ano de 2020 e mantém a certificação de qualidade desde o ano de 2002, adequando-se a todos os requisitos e modernizações da norma no decorrer do tempo.

 

Plano da FIPECq terá novo regulamento e será fechado a adesões – O regulamento do Plano de Previdência Complementar (PPC) da FIPECq Previdência recebeu alterações para se adequar à nova legislação do segmento de previdência complementar fechada para planos de Benefício Definido (BD). Pela nova regra, todos os planos desta modalidade devem ser fechados para adesões de novos participantes. A proposta de regulamento já foi aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo da FIPECq, assim como pelas patrocinadoras da entidade e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). 

A atualização do regulamento atende à Resolução nº 25 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União). Para os atuais participantes e assistidos do PPC, não há alterações sobre a forma de concessão de benefícios. A regulamentação obriga a desvinculação dos planos BD das regras do INSS, o que já ocorria na FIPECq. Sendo assim, as mudanças no regulamento apenas substituem os itens atrelados ao teto de contribuição do INSS pela Unidade de Referência, que terá valor exatamente igual (atualmente em R$ 6.101,06).

Além disso, o reajuste de benefícios será feito pela variação positiva do INPC no mês de janeiro de cada ano. As demais regras para a escolha de beneficiários e concessão de pensão vitalícia também estão mantidas. Pelos próximos 30 dias, o documento será divulgado aos participantes e assistidos do PPC. Após este período, será encaminhado para avaliação da Previc e apenas entrará em vigor após a publicação da aprovação pela autarquia no Diário Oficial da União.

 

Prevcom promove palestra sobre educação financeira para crianças – A Prevcom promoverá, no dia 11 de novembro, às 14h30, palestra virtual para servidores participantes de planos de benefícios previdenciários com o contador e jornalista André Medeiros, que abordará os princípios básicos de equilíbrio financeiro, que podem ser ensinados desde a infância para que essas questões sejam tratadas com tranquilidade ao longo da vida. O encontro virtual é promovido pelo programa Conta Comigo da fundação.

Por meio de conceitos simples e diretos, Medeiros vai ensinar como levar o assunto às crianças e a melhor maneira de prepará-las para lidar com o dinheiro de forma positiva. Nesta fase, é essencial demonstrar a importância dos recursos e seu papel na realização de sonhos e objetivos. O palestrante André Medeiros é consultor empresarial e educador financeiro da DSOP Educação Financeira, além de atuar como professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação. 

A transmissão será pela plataforma Zoom e faz parte da série promovida pela Fundação em parceria com a DSOP Educação Financeira com foco em planejamento pessoal e familiar. As inscrições para o evento do Conta Comigo podem ser feitas enviando nome, CPF e telefone para o e-mail contacomigo@prevcom.com.br. 

Shares
Share This
Rolar para cima