Live da UniAbrapp promove participação de mais de 2500 jovens de todo Brasil no 41º CBPP

Coisa de Jovem

A Live “Previdência é Coisa de Jovem” contou com a expressiva participação de mais de 2500 jovens estudantes de norte a sul do Brasil. Como parte da programação do 41º Congresso Brasileiro da Previdência Privada, o evento foi realizado pela UniAbrapp com o apoio do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, na tarde desta terça-feira, 17 de novembro e transmitido pelo canal de Youtube da Abrapp. Com uma linguagem dinâmica e divertida, o Diretor de Comunicação, Marketing e Relacionamento da Vexty, Cristiano Verardo, conduziu a apresentação que teve mais de 1000 likes e arrancou diversos comentários entusiasmados dos jovens internautas.

Com um público com idade a partir de 15 anos, formado na maioria por estudantes do ensino médio e universitários, a palestra começou com grande participação de jovens de diversos estados do país. A abertura ficou por conta de Andres Signorini, da equipe da UniAbrapp e responsável pelas campanhas do programa “Previdência é Coisa de Jovem” no Tiktok e Instagram (acesse @previdenciacoisadejovem). 

Especialista da UniAbrapp, Cristiano começou a apresentação citando diversos nomes de influencers que atuam com o tema da educação financeira e previdenciária nas redes sociais, como Nathalia Arcuri, Marcos Silvestre, Rick Chester, Economista Sincero, Salve Quebrada, entre outros. Ele comentou que não é por falta de informação que não se pode buscar orientação sobre educação financeira. Porém, o excesso de informações acaba gerando uma certa confusão, sendo portanto necessário buscar orientação e boas análises no assunto.

Durante toda a palestra, Cristiano procurou ressaltar a ideia que Previdência não é assunto para idosos ou aposentados. Ao contrário, é necessário buscar uma atitude previdente ao longo da vida. Quanto mais cedo começar a planejar a vida pós-laborativa e iniciar uma poupança previdenciária, melhores serão os resultados. “Quem é previdente estará conduzindo sua vida. É preciso aprender a lidar com o dinheiro”, disse Cristiano. E recomendou “não delegue seu futuro a governos, ao acaso ou à sorte”, ao analisar a situação da Previdência Social. 

Aumento da longevidade – O Especialista da UniAbrapp comentou o desafio do aumento da longevidade da população. Em 1980, a expectativa de vida média do brasileiro era de 62 anos. Em 2018, a média já havia subido para 76 anos de idade. “Todos estamos vivendo mais tempo. É muito importante guardar dinheiro”, disse. 

Comentou ainda que não basta ter um plano de previdência com uma instituição financeira ou com uma empresa. É preciso ter uma atitude previdente, de poupar ao longo do tempo, e de racionalizar o consumo e os gastos. “É preciso ter atitude, desde jovem”, contou. Ele relacionou a atitude previdente com as seguintes questões: saúde, gestão de risco, uso racional dos recursos e investimentos.

Com uma linguagem dinâmica, recorrendo a recursos visuais, Cristiano repassou conceitos como a importância dos juros compostos e as características de liquidez, retorno e risco dos investimentos. “Vocês precisam buscar informações sobre juros compostos e juros reais”, indicou. Recomendou ainda uma visão de longo prazo sobre os investimentos, para não sofrer com as oscilações mensais da rentabilidade das aplicações.

Cristiano passou ainda noções e projeções de quanto é necessário guardar e como a reserva pode ser consumida de acordo aos gastos. “É importante analisar não apenas o quanto guardar, mas também o quanto se vai gastar”, disse.

Andres Signorini encerrou a Live informando o envio de centenas de comentários positivos por parte dos jovens. “Atingimos nosso objetivo de colocar na cabeça do pessoal que Previdência é coisa de jovem”, comentou. E recomendou que os jovens sigam a campanha “Previdência é Coisa de Jovem” no Tiktok e Instagram. 

Clique aqui para assistir a Live “Previdência é Coisa de Jovem” do 41º CBPP

Shares
Share This
Rolar para cima