MyNews: “Pessoal, olha, é importante ser previdente desde agora”, diz Cristiano Verardo

Cristiano Verardo, MyNews

Com uma linguagem dinâmica e divertida, o Especialista da UniAbrapp Cristiano Verardo falou sobre o programa “Previdência é Coisa de Jovem” em entrevista no canal de YouTube MyNews para as jornalistas Mara Luquet e Myrian Clark. A transmissão foi realizada ao vivo nesta quarta-feira, 2 de dezembro, no quadro “Previdência para Todos” do programa Almoço do MyNews.

Logo no início da entrevista, Cristiano Verardo, que também é Diretor da Vexty, respondeu à pergunta do estudante de administração de empresas da PUC Giovani Ortega que questionou se previdência é um tema apenas para “velhos”. Ele disse que previdência é um assunto geralmente relacionado aos mais idosos, mas que também deve ser uma preocupação dos jovens. “Pessoal, olha, é importante ser previdente desde agora”, disse Cristiano.

Mara Luquet disse que é muito limitado pensar que previdência é algo restrito à aposentadoria. “Previdência não serve apenas para a aposentadoria. Não é só isso. Ser previdente significa liberdade, permite que se chegue aos 40 anos de idade e tire um ano sabático, por exemplo”, disse a jornalista.

Cristiano procurou transmitir uma ideia mais ampla de previdência, incluindo também a realização de seguro de vida, investimentos, carreira e, claro, planos de previdência. O Especialista disse que o mais importante é buscar informações, pesquisar em livros e na internet e recomendou alguns nomes de influenciadores digitais – como Marcos Silvestre, Economista Sincero, Favelado Investidor, entre outros.

Manipuláveis – O Especialista da UniAbrapp falou também da questão do consumo e da manipulação da propaganda. “Temos de bater um papo mais maduro com a propaganda. Eles estão vencendo. Não deixe seu dinheiro ir para o ralo”, comentou. E mostrou um slide que diz: “Bad News: vocês são seres fácil e altamente manipuláveis”.

Cristiano abordou ainda as vantagens de se investir em um plano de previdência e recomendou aos internautas que pesquise sobre as questões tributárias dos planos. Recomendou que para os jovens é importante tirar vantagem do longo prazo e, aproveitar para investir sempre, mesmo que com pequenos valores. E indicou ainda a importância de se contar com um especialista na hora de realizar os investimentos ou de participar de um plano previdenciário.

Mara Luquet falou que os planos instituídos e familiares das entidades fechadas têm a vantagem de oferecer custos de administração muito mais baixos se comparados com outros do mercado financeiro. E que a diferença de custo pode representar, no longo prazo, uma diferença de até 20% na formação das reservas.

Clique aqui para assistir a entrevista – a partir de 31’

Shares
Share This
Rolar para cima