Nota de Pesar pelo falecimento de Luiz Ferreira Martins

É com enorme pesar que as Diretorias de Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp comunicam o falecimento de Luiz Ferreira Martins, pai do Diretor Presidente da Abrapp Luís Ricardo Martins, neste sábado, 20 de março. Professor, educador e ex-Deputado Federal, ele faleceu na cidade de Bauru (SP) em decorrência da Covid.

“Perdemos um visionário e educador por ideal de vida. Deixa um legado cheio de histórias e inúmeras conquistas. Uma referência. Nascido na zona rural, de família humilde, enfrentou e superou todos os desafios que a vida lhe impôs com extrema simplicidade e rara competência. Viveu intensamente cada momento da sua vida. Vai deixar saudades. Nosso amor eterno”, diz Luís Ricardo Martins.

Luiz Ferreira Martins nasceu em 1935 em uma família humilde no município de Itapetininga, interior de São Paulo. Estudou na Zona Rural até os nove anos de idade. Depois foi para Tietê para prosseguir os estudos até os 14 anos, tendo em seguida se mudado para São Paulo. Ganhou uma bolsa de estudos para estudar no Colégio Visconde de Porto Seguro, onde cursou o chamado “científico” na época (leia mais sobre sua biografia).

Formado em medicina veterinária pela USP, ele passou a dar aulas de histologia e embriologia no início da carreira. Aos 31 anos ele se tornou o mais jovem e o último catedrático vitalício da USP. Na época, já trabalhava em Bauru, na Faculdade de Odontologia (FOB). Ele foi um dos fundadores do Hospital Centrinho, da USP de Bauru.

Luiz Ferreira Martins é considerado o “pai” da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde foi reitor entre 1976 a 1980. Foi Secretário Estadual de Educação no início dos anos 1980. Eleito Deputado Federal em 1982, assumiu o mandato no ano seguinte e fez parte da comissão de Educação e Cultura e de Finanças (veja entrevista em vídeo).

O jornalista Zarcillo Barbosa falou sobre a morte do amigo. “Ele unificou os antigos institutos isolados da USP, criando a Unesp, da qual foi o primeiro reitor. Por concurso, chegou a catedrático da USP na cadeira de histologia. Uma pessoa realmente importante. Bauru muito deve a ele, cidade que escolheu para viver e, morrer”, postou o amigo.

Em entrevista para o Jornal da Cidade de Bauru (JCNet) em 2017 (leia aqui na íntegra), Luiz Ferreira Martins disse: “Para os mais jovens eu digo: preparem-se e trabalhem para valer na área escolhida. Com esforço, enfrentem os desafios porque eles sempre chegam”.

O sepultamento ocorreu na manhã deste domingo, 21 de março, no Crematório Regional Jardim dos Lírios, em Bauru.

Shares
Share This
Rolar para cima