Paulo Valle reforça importância da disseminação da educação previdenciária em entrevista ao MyNews

Realizada anualmente desde 2014, a Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF já teve resultados expressivos no número de iniciativas do setor público e privado em prol da educação financeira e previdenciária. Há 7 anos, foram realizadas 170 ações na Semana ENEF, número que chegou a 15 mil em 2019. Os números foram apresentados por Paulo Valle, Subsecretário do Regime de Previdência Complementar, durante entrevista às jornalistas Mara Luquet e Myrian Clark no quadro Previdência Para Todos do MyNews nesta quarta-feira, 25 de novembro. Assista à entrevista completa aqui.

A Semana ENEF está em sua sétima edição esta semana, até o dia 29 de novembro, sendo uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que coordena as ações realizadas. “Vemos isso como um resultado muito bom para a sociedade melhorar seu conhecimento financeiro, securitário, fiscal e previdenciário”, disse Paulo Valle.

Ele reforçou, durante a entrevista, que a educação previdenciária tem um papel muito importante no processo educacional da população. “A previdência é o que mais requer educação. É um projeto de, no mínimo, 40 anos, e quiçá, 80 anos, pois a previdência, além do período de acumulação, quando você resolver reduzir sua carga de trabalho, ou até parar, você vai viver da renda daquele recurso. A previdência envolve muitos outros assuntos que não só o financeiro, tem questão social, de seguridade. A previdência social é fundamental para garantir essa renda mínima mais seguros de morte, invalidez, maternidade, doença, e depois o recebimento”, disse.

Paulo Valle ressalta que a educação previdenciária é, dentro da educação financeira, bem mais profunda, e o governo vem trabalhando nessa divulgação e também em regulações, com o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) buscando que o sistema forneça mais informações para que o participante e cidadão seja orientado ao longo de toda essa jornada, fazendo referência à Resolução CNPC nº 32, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) na divulgação de informações aos participantes e assistidos dos planos que administram. “O mais importante é ter esse acompanhamento e consultoria para garantir o sucesso no final do período”.

Guia – Dentro da semana ENEF, foi lançado o “Previdência Complementar para Todos – Guia para a população brasileira se preparar melhor para a aposentadoria”, citado por Paulo Valle na entrevista como um material que auxilia desde o início do processo de decisão por poupar, até o momento da aposentadoria.

Paulo Valle ressaltou ainda que, ao optar por uma entidade de previdência privada, o participante passa a ter uma constância nas contribuições. “O grande problema da poupança de longo prazo é não manter a constância das suas contribuições. Então, quando você entra em uma previdência privada, que tem incentivos fiscais, você cria o hábito de poupar”, explicou. “No guia, mostramos ainda os cuidados ao contratar um plano. Recomendamos que você entre nos sites dos fiscalizadores, que são Previc e Susep, pesquise sobre a entidade a qual fará adesão, e verifique as taxas cobradas”, ressaltou. Ele explicou que o guia é bem didático e fornece informações práticas para quem está iniciando a previdência. Acesse aqui o material na íntegra.

Semana ENEF – Nesta terça-feira, 24 de novembro, o Diretor Presidente da Abrapp, Luis Ricardo Martins, participou da live “A Importância da Previdência Privada oferecida pelo empregador para o trabalhador” da Semana ENEF, transmitida pelo canal da Abrapp no YouTube. Na ocasião, ele reforçou a importância de formar uma poupança com foco em obter uma renda qualificada no futuro (leia mais).

Na quarta-feira, dia 25 de novembro, o canal da Abrapp no YouTube transmitiu a live “A Importância dos Planos Privados de Caráter Previdenciário para o Brasileiro”, com Jorge Pohlmann Nasser e Carlos Alberto de Paula, respectivamente Presidente e Diretor da Federação das Empresas de Previdência Aberta (FenaPrevi). E nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, às 17h, a live “Previdência privada para servidores públicos, entenda porque ela pode ser importante para você” também transmitida pelo canal da Abrapp no YouTube e terá a participação de Delubio Gomes Silva, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, e Marcia Paim Romera, Coordenadora-Geral de Diretrizes e Normas de Previdência Complementar.

Shares
Share This
Rolar para cima