Pesquisador José Roberto Afonso lança livro “Trabalho 4.0”

O livro “Trabalho 4.0” (Editora Almedina) será lançado com a realização de um webinar nesta quarta-feira, 19 de agosto (,,clique aqui). A elaboração da publicação foi coordenada pelo Professor e Pesquisador José Roberto Afonso que reuniu um time de acadêmicos (ver lista abaixo) para abordar a transformação das relações de trabalho no contexto das mudanças aceleradas provocadas pelas novas tecnologias de informação e comunicações.

O livro faz parte da Coleção IDP – Instituto de Direito Público e foi concebido junto com os debates e evento do projeto Governance 4.0. O projeto é liderado pelo IDP e desenvolvido junto com outras instituições acadêmicas. a publicação também faz parte das atividade do projeto de pós-doutorado que José Roberto Afonso desenvolve na Universidade de Lisboa.

“O uso das expressões Quarta Revolução Industrial ou Segunda Era das Máquinas para qualificar as transformações em curso no mundo produtivo podem passar uma ideia equivocada de que as mudanças se limitam às fábricas. Na verdade, as novas tecnologias de informações e comunicações dispararam uma revolução que vai muito além da indústria, alcança também comércio, serviços, finanças (privadas e públicas), afetando também as relações sociais e culturais”, diz José Roberto Afonso na apresentação do livro.

Em outro trecho, o pesquisador aborda os desafios das políticas públicas diante das mudanças na sociedade. “Impostos não continuarão a ser cobrados no futuro como hoje são no presente. Moedas, instituições bancárias, transações financeiras também mudarão, rápida e radicalmente. Previdência social, saúde pública e até ensino mudarão. Como mudar as políticas públicas para atender a esse novo e, em grande parte, ainda desconhecido mundo moderno é um desafio radical para os formuladores e os executores das políticas públicas, bem como para os especialistas que estudam, publicam e debatem sobre o tema”, comenta.

José Roberto tem realizado uma série de trabalhos de consultoria para a Abrapp nos últimos anos, entre eles, elaborou recentemente os estudos técnicos para a apresentação de um projeto de Lei de Proteção ao Poupador Previdenciário (LPPP) – ,,leia mais.

Veja a lista de autores do livro abaixo:

Adriana Nunes Ferreira – Economista com Doutorado em Economia pela UNICAMP

Anaely Machado – Economista e Doutoranda em Economia pela UnB

Camila Bevilaqua – Cientista Social e Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional pela UFRJ

Daniela Gorayeb – Economista e Doutora em Economia pela UNICAMP

Dora Kaufman – Economista e Pós-doutoranda pela Filosofia USP. Pós-doutora pela Coppe UFRJ e Pós-doutora pelo TIDD PUC/SP. Professora do TIDD PUC/SP

Fabio Silveira – Economista e Mestre em economia pela Université Grenoble Alpes (França)

Geraldo Biasoto Jr. – Economista e Doutor em Economia pela UNICAMP

José Roberto Afonso – Economista e Contabilista, Professor da Pós-Graduação stricto sensu do IDP. Pós-doutorando do ISCSP da Universidade de Lisboa

Marie France Garcia-Parpet – Cientista Social e Doutora em Antropologia Social (Museu nacional)

Paulo Henrique da Silva – Cientista Social com MBA em Machine Learning pelo IGTI. Especialista em Desenvolvimento Industrial na CNI

Thiago Felipe Ramos de Abreu – Economista e Doutorando em Ciências Econômicas na UERJ

Shares
Share This
Rolar para cima