Previdência e longevidade: comece o quanto antes, destaca João Carlos Ferreira no MyNews 

Joao Carlos Ferreira, Diretor da Value Prev e do ICSS, participa do quadro Previdência Para Todos no canal MyNews

Independente de você ter 18 ou 50 anos de idade, o importante é começar já a sua previdência. A mensagem foi destacada por João Carlos Ferreira, Diretor Financeiro da Value Prev e Diretor do ICSS, no quadro “Previdência para Todos”, do canal MyNews no YouTube.

Ele foi entrevistado pelas jornalistas Mara Luquet e Myrian Clark no programa “Almoço de Quarentena”, transmitido nesta quarta-feira (30). Clique aqui para assistir ao programa.

30 anos a mais – A longevidade dos brasileiros está cada vez maior, ressaltou João Carlos. Segundo dados do IBGE, em 2018, a expectativa de vida média da população ficou em 76,3 anos, ou seja, 30,8 anos a mais do que era projetado em 1940. Apenas entre 2017 e 2019, esse cálculo subiu 3 meses.

“Estamos vivendo mais. E o grande desafio de se viver mais é como viver, com que renda viver. A previdência complementar entra ajudando a complementar a diferença de renda necessária para se ter uma qualidade de vida legal”, destacou o dirigente, que é planejador financeiro (CFP).

Durante o programa, João Carlos respondeu perguntas como a da estudante universitária Gabriela Frederico, de 19 anos. Empreendedora, ela queria saber o que deveria fazer para atingir o objetivo de acumular reservas para se aposentar aos 65 anos, com independência financeira. O Diretor da Value Prev destacou a importância de criar o hábito de poupar para ter uma renda futura. “Como você está começando agora, terá mais de 45 anos para poupar e capitalizar, capturar os juros de mercado ao longo de todos esses anos, e poder gerar renda para a sua longevidade, que poderá chegar a 100 anos”, observou o Diretor.

Ele acrescentou que, além da disciplina para poupar, é preciso ter um plano com uma meta financeira clara para o momento da aposentadoria, o que possibilitará traçar o fluxo de investimentos adequado e ajustá-lo ao longo do tempo.

Quando a pessoa não possui renda regular, caso da maioria dos profissionais liberais e profissionais autônomos, a dica é compensar nos meses de maior resultado. “O caminho é esse: procure ter disciplina e, eventualmente, se em um mês ou outro não foi possível poupar, você compensa essa diferença no mês que conseguir”.

Durante o programa, João Carlos também falou de opções de previdência para pessoas maduras e para os filhos, como os planos família oferecidos pelas entidades fechadas de previdência complementar – a Value Prev lançou o seu plano família + Valor, constituído através do Fundo Setorial Abrapp, na última segunda-feira (28).

Clique aqui para assistir ao quadro Previdência para Todos (a partir do minuto 33:16).

Shares
Share This
Rolar para cima