Programa para conselheiros de RPPS conclui primeira turma e marca vanguarda de treinamentos para esse público

Após 63 horas de treinamento, a primeira edição do programa executivo “Conselhos de Alta Performance nos RPPS”, realizada pela UniAbrapp em parceria com a Previpar e a Paranaprevidência, teve encerramento nesta quarta-feira, dia 3 de março. O programa piloto é o primeiro da UniAbrapp com foco no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O curso contou com cerca de 35 participantes e concederá, pela primeira vez, certificação voltada para RPPS por meio do ICSS. O Diretor Presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, destacou que esta foi uma etapa muito grande vencida dentro do instituto. “Nós, que já estamos trabalhando há muitos anos junto aos conselhos, sabemos da necessidade de formação dos conselheiros, essa formação técnica para que a gente possa exercer nossa atividade”.

Vidigal ressaltou que durante a construção do curso foram encontradas dificuldades que foram superadas, permitindo levar ao treinamento técnicos da área. “Todo esse ineditismo trará uma experiência muito maior para todos nós. Temos o início de um processo de formação de conselheiros e dirigentes. Isso não seria possível se conselheiros e dirigentes do Paranaprevidência não tivessem acompanhado o curso”, reiterou, reforçando que a realização do treinamento é um exemplo para os demais RPPS do Brasil. “Essa parceria possibilitará certificar todos os nossos conselheiros”.

Vanguarda – O curso é precursor dos demais treinamentos voltados aos RPPS do Brasil, conforme afirmou o Diretor Presidente da UniAbrapp, Luiz Paulo Brasizza. “A grande lição que ficou é que quando se tem boa vontade, a gente consegue atingir os objetivos”, disse, ressaltando a estruturação do curso e dos participantes.

Ele destacou a importância de levar conhecimento aos RPPS. “Vocês serão benchmark para o resto do país em questão de conhecimento, crescimento e desenvolvimento”, disse. Brasizza falou ainda sobre o tamanho do sistema de previdência do país e a responsabilidade da transparência que é exigida das EFPC. “Aos poucos, teremos um sistema de RPPS também forte e com processos bem estabelecidos. Isso traz segurança, transparência e governança”. 

Claudia Trindade, Diretora Presidente da Fusan, Diretora Acadêmica da UniAbrapp e Presidente da Previpar (Associação dos Fundos de Pensão do Paraná), destacou sua atuação como conselheira do Paranaprevidência durante 4 anos, época em que obteve muitos aprendizados e ressaltando que “mais uma vez, a Paranaprevidência sai na vanguarda dos RPPS com este curso”.

Ela destacou o empenho para que o treinamento acontecesse. “Após 63 horas, tenho certeza que vocês estão mais preparados para atuarem nos Conselhos da Paranaprevidência. Esse curso teve que inovar, e agora estamos fazendo um encerramento online. Inovamos ainda em outro aspecto, pois trouxemos especialistas das áreas de RPPS”.

Entre os temas abordados no curso esteve atuária para RPPS, Pró-Gestão, Comprev, entre outros. “A UniAbrapp também ganhou com isso, pois avançou com especialistas que trazem matérias que são distintas da previdência complementar”, reforçou Claudia. 

Conselheiros – Em depoimento no encerramento do curso, o Presidente do Conselho Fiscal, Bráulio Fleury, destacou que o programa de capacitação possibilitará que a gestão da Paranaprevidência alcance um novo patamar. “Em nome do Conselho Fiscal, reitero que estaremos mais preparados para exercer nossa função a partir desse programa de capacitação”.

O Presidente do Conselho de Administração, Norberto Ortigara, também destacou a oportunidade de aprendizado. “Todos nós temos formação acadêmica, conhecemos nossos temas, temos muita informação, mas não dá mais para improvisar. Precisamos nos atualizar o tempo todo”, ressaltou. “Esse curso permitiu essa atualização e aprofundamento do conhecimento. Temos temas relevantes que podemos aprofundar mais”, disse, ressaltando que uma gestão moderna exige que se tenha atitudes honestas e use o conhecimento para entregar resultado. “Temos uma grande responsabilidade de cuidar de vidas e entregar resultados aos cidadãos”.

Shares
Share This
Rolar para cima