Sabesprev adere ao Código de Condutas recomendadas para o Regime Fechado de Previdência

A Sabesprev foi a primeira entidade a manifestar a adesão à nova edição do Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar.

A versão atualizada foi revisada pela Comissão de Ética do Sindapp e aprovada no último dia 28 de janeiro, em assembleias das associadas de Abrapp e Sindapp*.

“Qualquer pequena ou grande ação que conduza a uma efetiva cultura de ética dentro das Entidades é de grande relevância”, destaca nesta entrevista ao Blog Abrapp em Foco o Diretor-Presidente da Sabesprev, Walter Sigollo.

Confira a íntegra da entrevista com o Presidente da entidade:

O que representa para a Sabesprev a manifestação voluntária de adesão ao Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar?
Walter Sigollo: Nossa adesão representa um compromisso com a ética não apenas perante os nossos próprios participantes e Patrocinadora, mas perante todo o Sistema de Previdência Complementar.

O que motivou a entidade a tomar essa decisão?
No dia 28 de janeiro, a Sabesprev participou da Assembleia Geral Extraordinária da Abrapp e do Sindapp, onde foi aprovada a versão atualizada do Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar, de acordo com novas exigências legais, como a LGPD e Resolução CMN 4.661/2018. Ao participar desta reunião percebemos a importância de aderir ao instrumento que é um referencial para o Sistema, construído a partir do debate e da contribuição de várias Entidades.

Em sua avaliação, qual a importância de tratar a conduta ética em um Código voltado ao segmento de EFPC?
Ter um código voltado às condutas e aos princípios éticos no nosso segmento é fundamental, visto a natureza do nosso negócio. O produto “previdência” é baseado na confiança, que se constrói com transparência. Esse é o valor crítico das Entidades de alta confiabilidade e com foco no Compliance.

Essa adesão se soma a outras ferramentas que a Sabesprev já possui para promover a conduta ética? Poderia citar alguns exemplos?
Aqui na Sabesprev a ética é assunto recorrente. Além do nosso próprio Código de Ética e Conduta, temos um Programa de Ética e Integridade com ações mensais. Por exemplo, todos os meses pincelamos um vídeo ou notícia da mídia referente ao tema e incluímos na pauta das reuniões da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Divulgamos também aos nossos colaboradores por meio de um boletim específico, de forma a manter o assunto sempre em foco. Fazemos um quiz por e-mail sobre nosso Código de Ética, Lei Anticorrupção e outros assuntos correlatos e premiamos aqueles que mais se dedicaram num evento no Dia Internacional Contra a Corrupção.

Por que é importante que mais entidades também façam a adesão ao Código? O que esse movimento representaria de forma mais ampla para o sistema?
Acredito que fazer a adesão voluntária ao Código de Condutas da Abrapp e do Sindapp é associar a imagem da sua Entidade com a ética e o respeito às normas. Acredito que essa iniciativa será bem vista pelos seus colaboradores, participantes, fornecedores, segmento e pela sociedade em si.

Gostaria de deixar alguma mensagem final?
Gostaria de parabenizar o trabalho desenvolvido pela Abrapp e pelo Sindapp e dizer que nós, da Sabesprev, já estamos revisando nosso Código de Ética e Conduta a partir dessa versão.
Acreditamos que as consequências de uma visão deturpada sobre a reputação das EFPC trazem impactos negativos a todo o setor. Assim, qualquer pequena ou grande ação que conduza a uma efetiva cultura de ética dentro das Entidades é de grande relevância.

*Conforme aprovado nas assembleias, as entidades que aderiram à versão anterior do Código não precisarão fazer nova manifestação de adesão.

Shares
Share This
Rolar para cima