Turma de SP do MBA da UniAbrapp apresenta projetos com soluções inovadoras

A 4ª Edição do MBA em Gestão de Previdência Complementar, realizado pela UniAbrapp em parceria com o IBMEC em São Paulo, finalizou a apresentação dos Projetos Aplicados nesta terça-feira, 1 de setembro, por videoconferência transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube. Os temas dos cinco projetos apresentados (ver lista ao final), três na semana passada e dois nesta semana, trouxeram elementos de inovação, fomento e modernização do sistema de Previdência Complementar Fechada.

O Diretor Presidente da UniAbrapp, Luiz Paulo Brasizza, disse ao final das cinco apresentações que os objetivos de elevação do conhecimento e subida do patamar de qualificação foram plenamente alcançados com a realização de uma turma do MBA. “Gostaria de ressaltar a educação de primeira linha que colocamos à disposição de todos através da UniAbrapp. Temos alcançado um alto nível com professores muito qualificados e uma importante parceria com o IBMEC”, comentou.

Brasizza parabenizou os integrantes dos cinco grupos que apresentaram trabalhos de excelente padrão e que agregam alternativas para o sistema. Ele elogiou o trabalho sobre o Plano Família, com apresentação clara e transparente que considerou a importância do planejamento por parte da inovação das entidades fechadas (EFPC) para se alcançar os resultados esperados

O Diretor Presidente da UniAbrapp ressaltou também a última apresentação, sobre “Novas Fontes de Receitas para EFPC”, pelo seu caráter inovador, considerando o cenário de ruptura nos modelos de negócios.

O Especialista da UniAbrapp, Sílvio Rangel, que atuou como orientador dos trabalhos, ressaltou a apresentação sobre o “Plano Família” por considerar, além das oportunidades para o sistema, também os pontos de atenção e riscos de implementação dos novos produtos. E enfatizou também o trabalho do último grupo, que abordou a inovação desde a perspectiva dos novos negócios e não apenas da tecnologia.

O Professor Cristiano Corrêa, Coordenador Acadêmico do IBMEC, exaltou os pontos em comum dos projetos apresentados tanto na semana passada quanto ontem, de abordagem da modernização dos sistema de EFPC e a necessidade de reforçar as ações de educação financeira e previdenciária. E elogiou também a importância do trabalho de orientação dos grupos coordenador pelo orientador Sílvio Rangel.

Familiares – A apresentação sobre “Plano Família” (foto acima) começou com um introdução sobre o contexto atual pós-Reforma da Previdência e a oportunidade de fomento para a Previdência Complementar. Em seguida apresentou a regulamentação relacionada à criação dos planos voltados aos familiares de participantes, em especial da Instrução Previc n. 9/2018.

O grupo citou o importante papel da Abrapp como facilitadora para a criação de novos planos família como uma saída para a retomada do crescimento do sistema. Neste quesito, abordou o Fundo Setorial Abrapp como instrumento indutor da multiplicação de novos planos. O trabalho considerou também os pontos de atenção, abordando em especial, a importância do alinhamento com os interesses e atuação do patrocinador. Para finalizar, o grupo considerou o estudo de caso de uma entidade fechada que passou a oferecer plano família desde 2019.

Novo modelo – O trabalho sobre “Novas Fontes de Receitas para as EFPC” introduziu a apresentação (foto abaixo) com o cenário de tendência de aumento das despesas administrativas acima do crescimento dos aportes para os planos, segundo dados da Previc entre 2010 e 2018. Neste sentido, a autarquia tem se posicionado em estudos e relatórios diante da tendência de consolidação das entidades de menor porte.

O grupo procurou apresentar alternativas para ampliar as fontes de receitas para fortalecer o Plano de Gestão administrativa (PGA) e o aumento das contribuições aos planos de benefícios. Um conceitos utilizados foi a possibilidade de implantação de uma plataforma de negócios com o objetivo de criar um ecossistema de novos serviços e produtos para os participantes e assistidos.

Nessa plataforma, o grupo considerou a oferta de serviços aliados à tecnologia de cashprev, cashback, contas digitais, entre outros. Um dos exemplos foi do cashprev que procura aliar o consumo imediato com a reversão dos descontos em contribuições para o plano de benefícios ou para o PGA da entidade. É uma maneira de tornar o plano mais atrativo para as gerações mais jovens.

Confira abaixo os títulos dos cinco trabalhos e os participantes de cada grupo:

Apresentações 1º dia – 25/08 Clique aqui para assistir ao vídeo

1 – Desafios para o Futuro da Previdência Complementar
Alexandre Lourenço Rosendo
Luciana Pereira de Andrade
Márcia A. Fernandes Kopelman
Marcos de Souza Nogueira
Mayckel Wilhian Drews

2 – Impactos da Reforma da Previdência Social na Criação de Regimes Complementares por Estados e Municípios.
Anderson Meira Cotrim
Márcio Eliandro Pomini
Laercio Guedes da Silva
Vagner Borges Launsten da Silva

3 – CNPJ por Plano
Andreia Pedroso Armênio
Ewerton Pires
Gabriela Ferreira Dos Santos

Apresentações 2º dia – 1/09 Clique aqui para assistir ao vídeo

4 – Plano Família
Fernando Zanelli
Nelsiene Santos Sena
Paula Faria Damasceno
Rodrigo Gomes de Brito

5 – Novas Fontes de Receitas para EFPC
André Jorge de Lima
Dalila Barbosa dos Santos de Jesus
Flávia Fialho Rodrigues de Oliveira
Ingryd Cunha Lemos

Shares
Share This
Rolar para cima