Visão Prev adere aos Códigos de Autorregulação do sistema em busca de Selo

A Visão Prev concluiu recentemente a adesão aos Códigos de Autorregulação em Governança de Investimentos e Governança Corporativa do sistema Abrapp, Sindapp e ICSS. O objetivo da fundação é perseguir o Selo de Autorregulação, chancela que reconhece a qualidade nos processos de investimentos e de governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) por meio de acurado processo de verificação.

A adesão a cada Código representa um compromisso formal e público de adoção dos seus princípios, diretrizes e obrigações por meio das práticas relacionadas aos processos de Governança de Investimento e Governança Corporativa. “Quando discutimos internamente, sabemos o valor que o Selo tem para nossa governança”, diz Gustavo Araújo (foto acima), Diretor de Investimentos, ao Blog Abrapp em Foco.

Segundo ele, a adesão ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos já havia ocorrido no passado, mas após as alterações feitas no código pela própria Abrapp, a entidade fez um novo pedido de adesão, desta vez mirando diretamente a obtenção do Selo. “Trabalhamos com grupos multidisciplinares que todo ano elencam algumas atividades que podemos fazer, e uma das atividades deste ano foi a adesão aos códigos. Os dois Selos foram elencados como prioritários”, destaca Gustavo, que lidera o grupo que está à frente do processo de adesão e obtenção dos Selos de Autorregulação.

Ele explica que o grupo fez um mapeamento sobre a documentação e ajustes internos necessários para adequação aos códigos e obtenção dos Selos. “Estamos relativamente bem ajustados, mas precisamos formalizar algumas coisas. A Abrapp sugeriu, por exemplo, que a gente faça uma norma consolidadora para que nossa documentação fique menos dispersa”, explica o Diretor.

Governança robusta – Guilherme Bittencourt (foto ao lado), Diretor de Administração e Controle da Visão Prev, explica ao Blog Abrapp em Foco que esse processo de adequação ao Código de Governança Corporativa tem sido simples, já que a Visão Prev está sempre seguindo as melhores práticas do mercado. “Decidimos buscar a certificação do setor para estarmos mais alinhados”, conta.

Segundo ele, a governança da entidade já é robusta, herdada pela patrocinadora, o Grupo Telefônica. “Em termos de Conselho Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos, e toda nossa estrutura interna, seguimos as alçadas. Como já temos uma estrutura mais robusta, precisamos apenas fazer uma evolução do processo que já vínhamos trabalhando independente do código”, destaca Guilherme, contando que uma das adaptações contemplou a criação de uma posição específica de compliance.

Gustavo Araújo reitera que a Autorregulação é uma iniciativa positiva para a Previdência Complementar Fechada. “É importante para o sistema criar uma padronização em um nível bem elevado de governança. Antes de aderir, tivemos que revisar as nossas práticas para ver o que poderíamos eventualmente melhorar. Isso traz para o setor como um todo uma disciplina. A cada código aderido e Selo obtido, temos um fortalecimento do setor”, complementa.

Shares
Share This
Rolar para cima