Viva Previdência conclui treinamento In Company da UniAbrapp totalmente on-line

A Fundação Viva de Previdência concluiu um treinamento In Company on-line de quatro dias realizado em parceria com a UniAbrapp. O curso “Desenvolvimento de Competências para as lideranças do Sistema de Previdência Complementar” foi ministrado por Juliana Sardinha, professora convidada do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial para cursos abertos e In Company; e Rosangela de Carvalho, sócia-proprietária da Efficacia Empresarial, empresa especializada na área de Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional. O treinamento contou com a participação 30 funcionários entidade, de todas as áreas de atuação, e compõe a Trilha da Liderança da UniAbrapp.

O curso estava no cronograma da fundação para ser realizado, inicialmente, no modelo presencial, mas com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), houve uma mudança para o formato virtual. Elidiane de Farias Gomes, Analista de Recursos Humanos da Fundação Viva de Previdência e membro do Comitê de Recursos Humanos da Abrapp, explica quea execução do treinamento no formato on-line ao vivo foi o mais parecido com o presencial, dando oportunidade para os participantes tirarem dúvidas. “Fizemos algumas adaptações para o mundo virtual e tivemos algumas quebras de crenças com esse modelo. Antes mesmo da realização do curso, fizemos uma reunião de alinhamento das expectativas de treinamento onde foi ponderado com as instrutoras as expectativas e as realidades da Viva, e penso que elas foram bem assertivas tanto no ajuste do conteúdo à fundação quanto na parte de interação e empatia com os profissionais”, destaca Elidiane.

A grade do treinamento foi proposta pelo comitê de RH da Abrapp, sendo que há dois cursos que compõem a Trilha de Liderança: o primeiro é o “Liderança Empática e Engajamento Organizacional”, ainda aberto para inscrições e que será realizado pela primeira vez entre os dias 17 e 20 de agosto (saiba mais); e o “Desenvolvimento de Competências para as lideranças do Sistema de Previdência Complementar”, realizado na Viva e que, posteriormente, será oferecido também na grade aberta. “Dentro desse curso ministrado na fundação tivemos acesso a ferramentas de auxílio da gestão, que eram os nossos principais alvos nesse primeiro momento. Essa grade foi a que mais traduziu nossa realidade, e por isso optamos por esse treinamento”, diz Elidiane. 

Experiência on-line – Nizam Ghazale, Diretor de Clientes e Inovação na Viva Previdência, complementa dizendo que além da experiência do on-line ter sido positiva, o conteúdo do treinamento foi bastante interessante. “As instrutoras conseguiram passar uma mensagem interessante do ponto de vista do que é ser um verdadeiro líder, e essa perspectiva alcançou tanto quem já ocupa uma posição de liderança efetiva, quanto várias outras pessoas do time que enxergam que fazem papel de líder em vários momentos, cada um dentro das suas respectivas atividades e na vida em geral”, conta. 

Segundo ele, foi possível ainda utilizar de várias dinâmicas e disponibilização de ferramentas para momentos importantes de atuação como líder, como feedback, postura de resolução de conflito, de aproximação, etc. “O curso teve uma abordagem bem ampla”, diz.

Formação de líderes – Para o Diretor Presidente da Fundação Viva de Previdência, Silas Devai Jr., o curso foi bem interessante para engajar equipes de diversas áreas da fundação, além de pessoas de todos os níveis hierárquicos. “Não foi um curso dirigido para um nível determinado, foi democrático, o que mostra a preocupação da fundação com formação de líderes. Embora o curso tenha ocorrido em quatro tardes inteiras, o formato on-line funcionou  e minha sensação é que o programa foi cumprido”. 

Para Silas, o resultado foi muito positivo. “Conseguimos absorver o conteúdo, e isso gerou aprendizados sobre o formato on-line. Mesmo que a gente tenha uma situação normalizada, o virtual continua sendo uma alternativa interessante”, complementa.

Treinamentos UniAbrapp – O curso “Desenvolvimento de Competências para as lideranças do Sistema de Previdência Complementar” foi o primeiro treinamento 100% on-line da UniAbrapp que foi encerrado, mas há cursos virtuais em andamento em outras entidades.

Shares
Share This
Rolar para cima