Nas vésperas do Dia dos Pais, Luís Ricardo destaca Planos Família no programa MyNews Investe

MyNews Investe

O Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, participou nesta sexta-feira (06) do quadro “Previdência” no programa MyNews Investe. Realizado às vésperas do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (08), o bate-papo conduzido pelas jornalistas Mara Luquet e Juliana Causin abordou a importância do planejamento das famílias para o futuro, e a possibilidade de filhos presentearem os genitores e parentes com planos de previdência.

A previdência dos pais também é tema que merece atenção dos filhos, destacou Mara Luquet. Ela observou a situação da chamada “geração sanduíche” que precisa custear seus genitores e seus próprios rebentos ao mesmo tempo, em razão de a geração de seus pais não ter se preparado para o momento da aposentadoria.

Busca por proteção adicional – Luís Ricardo ressaltou o atual cenário de enxugamento da proteção oferecida pelo Estado, que reforça a necessidade de as pessoas organizarem suas vidas financeiras para que possam ter uma proteção social adicional na aposentadoria.

Essa realidade foi posta em debate na última reforma da Previdência, ampliando a conscientização sobre o fato de que o trabalhador terá que trabalhar mais, contribuir mais para a previdência social e receber menos. A boa notícia é que ele vai viver mais. “Agora como ter qualidade de vida, vivendo mais com menos?”, indagou Luís Ricardo.

A mensagem de que o indivíduo terá que fazer uma poupança adicional para ter qualidade de vida tem se disseminado. “Neste momento, a questão de que os pais precisam estar protegidos e também proteger os filhos é algo que está na pauta e a gente vem discutindo”, acrescentou o Diretor-Presidente da Abrapp.

Previdência como presente – Mara Luquet questionou se um jovem que trabalha em uma empresa que oferece a opção do plano família, além do plano de previdência voltado ao colaborador, poderia presentear os pais com o plano familiar ou conseguir com que estes invistam diretamente nesse plano.

Luís Ricardo confirmou que sim, e lembrou que as entidades fechadas de previdência complementar não visam lucro, tendo o retorno obtido reinvestido nos próprios planos. “O pai pode participar de um plano família, ele pode fazer um para o filho ou incrementar o dele… O objetivo é proteger o maior número de pessoas”.

Ele ressaltou que o cenário da pandemia reforçou a preocupação dos cidadãos com o futuro e reflexo disso é o movimento de captações líquidas recordes na poupança. Assim, o desafio posto é transformar a “poupança do medo” em “poupança da esperança” com foco no longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento do País.

Durante o bate-papo, o Diretor-Presidente da Abrapp também explicou as diferenças básicas entre planos de previdência aberta e previdência fechada e que o Plano Família também traz flexibilidade e simplicidade buscada pelas novas gerações.

Clique aqui para assistir ao quadro “Previdência”, com a entrevista de Luís Ricardo, a partir do minuto 21:14 no canal MyNews do YouTube.

Shares
Share This
Rolar para cima