“Previdência é Coisa de Jovem” marca presença com palestra na Expo CIEE

Cristiano Verardo - Palestra Previdência é Coisa de Jovem

Há muitas semelhanças entre planejar uma viagem ao espaço e construir um patrimônio para o pós-carreira. E uma delas é que o projeto de previdência é para todas as idades. Essa foi a mensagem da palestra “Previdência é Coisa de Jovem”, promovida por Abrapp e UniAbrapp, nesta sexta-feira (12), na Expo CIEE, com audiência de quase 3 mil pessoas.

A apresentação foi conduzida por Cristiano Verardo, Diretor de Comunicação, Relacionamento e Seguridade da Vexty e apoiador das iniciativas de educação financeira e previdenciária da Abrapp e da UniAbrapp. A Expo CIEE é um dos maiores eventos voltado para jovens do Brasil com o foco na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional e acadêmico.

Contagem regressiva – Utilizando como exemplo o que aconteceu com Jeff Bezos, fundador da Amazon, que disse em uma entrevista há 20 anos que tinha o objetivo de visitar o espaço e conseguiu realizar essa meta em 2021, por meio da sua empresa Blue Origin, Cristiano destacou que o futuro vai chegar e é preciso estar preparado para ele. Inclusive, Bezos obteve o recorde de levar a pessoa mais velha ao espaço, então com 82 anos, e a mais jovem, com 18 anos – o que reforça que sonhar e realizar não depende de faixa etária.

Construir um patrimônio para o pós-carreira envolve um bom planejamento – ou “nave” – para manter a metáfora espacial utilizada por Cristiano. Há vários instrumentos e caminhos para esse fim, sendo uma ótima opção a escolha de um plano de previdência com contrapartida da empresa.

Mas não adianta ter um foguete potente sem manter a direção correta – sozinho, o par de tênis não faz um bom corredor, alertou Cristiano. É preciso ter atitude. E isso envolve assumir o controle da vida financeira: administrar corretamente os ganhos e gastos ao longo da vida, bem como não delegar o bem-estar futuro para o governo, contando apenas com a aposentadoria do INSS. “É preciso assumir o controle do seu planejamento pós-carreira”.

Abastecer a nave – Para chegar ao objetivo é preciso também colocar “combustível” na nave. Isso envolve estar atento para não se deixar levar pelas tentações do consumo, bem como se educar sobre investimentos, buscando conhecimento sobre a relação entre risco, retorno e prazo.

Priorizar poupar dinheiro agora não deve ser a principal preocupação dos jovens, observou o palestrante. “Onde o jovem deve investir agora: em livros, conhecimento, cursos, alimentação saudável, experiências. Se sobrou grana, ótimo! Se não, não precisa se martirizar”, destacou Cristiano, ressaltando que a vida não é só juntar dinheiro; o jovem deve investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não deixe a nave à deriva – Cristiano alertou que como tudo na vida, o projeto de previdência exige planejamento, ação e acompanhamento. “Não deixe sua nave à deriva, isso vale para outras questões da vida, trabalho, relacionamentos, família… Não ‘delarguem’”, disse o palestrante, reforçando mais uma vez a importância de o jovem estar atento ao seu planejamento e buscar conhecimentos sobre educação financeira, em temas como juros reais, rentabilidade, dentre outros.

Por fim, o educador deixou três dicas para as novas gerações: não acredite simplesmente nos que os outros falam, estude, investigue e aprofunde conhecimentos; comece hoje seus projetos (inclusive de previdência), tome decisões e conduza sua vida; defenda sua reputação, outras coisas vem e vão, mas reputação “só vai”.

Saiba mais – Para ter acesso a mais conteúdos educativos desta iniciativa, o palestrante deu a dica: seguir o perfil do “Previdência é Coisa de Jovem” no Instagram. Aproveite para assistir e compartilhar a palestra similar realizada por Verardo no 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, disponível no canal do YouTube da Abrapp, e que já soma 18 mil visualizações até o momento.

Shares
Share This
Rolar para cima