Em sua última reunião de 2021, os membros da Comissão de Ética do Sindapp fizeram um balanço das atividades e discutiram o programa de trabalho para 2022. Composta por um membro de cada regional de Sindapp/Abrapp, a Comissão tem entre suas competências administrar e supervisionar a aplicação do Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar.
A Comissão de Ética tem ainda por objetivo fomentar o comportamento ético no ambiente das EFPCs, por meio de debates, participação em eventos e produção de conteúdos que contribuam para uma reflexão crítica por parte dos profissionais do setor.
Nesse sentido, a Comissão produziu em 2021 o e-book ¨A Responsabilidade Ética de Conselheiros e Dirigentes¨ e publicou os artigos ¨Nem tão lento que pareça medo, nem tão rápido que pareça provocação¨, escrito pela Coordenadora Aparecida Pagliarini, e ¨Os Aspectos práticos e a ética na Postura dos membros do Comitê de Investimentos das EFPC¨, de autoria do membro Jorge Berzagui. Os membros do colegiado levaram o debate sobre a conduta ética a grandes eventos do sistema, como a série de Encontros Regionais e o 2º Seminário Dever Fiduciário (Ética, Governança e Sustentabilidade). Confira mais detalhes nesta matéria sobre o balanço do Sindapp no ano.
O que vem para 2022 – Segundo o Diretor de Promoção da Ética do Sindapp, Erasmo Cirqueira Lino, os membros da Comissão estão muito empenhados. ¨ Temos discutido assuntos relevantes, o trabalho da Comissão vem sendo bastante elogiado, com a especial dedicação da Coordenadora, Aparecida Pagliarini. Para 2022, acreditamos que teremos condições ainda melhores para seguir com esse trabalho. Agradecemos a todos pelas contribuições realizadas¨.
Aparecida Pagliarini destaca que 2022 será o último ano do mandato do atual colegiado, e deve vir acompanhando de inovações. Dentre as iniciativas discutidas pelos membros para reverberar os temas da ética no sistema, estão: realização de vídeos com formato de conversa sobre temas relacionados à ética; indicações de leituras; a elaboração de pílulas de conteúdos com insights para os dirigentes; e um novo e-book que abordará os temas do ato regular gestão e a gestão temerária.
¨É importante que a Comissão de Ética divulgue a conduta ética, não necessariamente da forma escrita como e-books e artigos, que trabalhamos mais neste ano. Por isso, estamos considerando outros formatos de comunicação para engajar e fornecer material de apoio para conselheiros e dirigentes¨, destaca Aparecida. ¨Nosso papel não é pregar sobre ética, mas contribuir para que seja mais discutida e praticada¨.
Conheça a Comissão de Ética do Sindapp:
Diretor – Erasmo Cirqueira Lino (BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil)
Coordenadora – Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini (Fundo de Pensão Multipatrocinado da Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo)
Membros – Fabiana Pereira de Belli (Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – FACHESF);
Fernando Nunes Simões (Ceres – Fundação de Seguridade Social);
Jorge Luiz Ferri Berzagui (Fundação Banrisul de Seguridade Social);
Marcelo Coelho de Souza (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ); e
Poliana Lemos da Silva (Fundação Libertas de Seguridade Social).