Artigo: A tecnologia como propulsora do desenvolvimento de pessoas – por Sáttila Silva*

A transformação digital ainda é um termo que pode parecer complexo, mas é simples: trata do uso inteligente da tecnologia para aprimorar atividades, experiências e processos. Esse conceito tem um impacto profundo na gestão de pessoas, pois reflete nos modelos de negócios e na interação com colaboradores.

É sempre válido reforçar a participação das pessoas na condução dessa nova dinâmica, uma vez que temos a capacidade de olhar para nossa realidade, identificar dores e implementar melhorias específicas. Trazendo para a área de RH, devemos utilizar a tecnologia para romper o principal desafio: a gestão de talentos em um mercado altamente competitivo.

Automatização e autonomia

A automação de tarefas e atividades rotineiras é um dos principais benefícios que a transformação digital oferece ao RH. Imagine simplificar o processo de desligamento, programando tarefas como a consulta de saldos e a obtenção de informações necessárias para a rescisão de colaboradores. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz o esforço manual envolvido.

A aquisição de talentos também pode ser beneficiada pela tecnologia. Além do auxílio no filtro de melhores candidatos, no próprio recrutamento é possível extrair dados que apoiarão no desenvolvimento do candidato selecionado. Independentemente do cenário, é fundamental lembrar que a decisão final deve permanecer nas mãos de especialistas que entendem a cultura e as necessidades da empresa.

Análise de dados e tomada de decisão

A partir da decisão baseada em dados é que o RH alcançará a capacidade de coletar, visualizar e planejar ações cruciais. Por exemplo, com apoio da tecnologia é possível avaliar a taxa de rotatividade dos colaboradores, correlacioná-la com o desempenho e as avaliações de competências e, a partir desses insights, tomar medidas para melhorar a retenção de talentos.

No que diz respeito ao desenvolvimento e capacitação, a tecnologia permite a entrega de conhecimento de forma ágil e orgânica. Os métodos tradicionais de treinamento podem ser substituídos por abordagens mais modernas, como o Whatsapp Learning, que proporciona microtreinamentos acessíveis.

Usar a tecnologia a favor do engajamento dos colaboradores deve ser uma estratégia da área de gestão de pessoas, pois esses recursos permitem uma comunicação mais próxima e eficaz, garantindo que os funcionários estejam alinhados com os objetivos da organização. Além disso, o monitoramento de desempenho torna-se mais constante, com feedbacks contínuos e regulares que auxiliam no desenvolvimento e permitem respostas mais ágeis.

Retenção de talentos estratégicos

Identificar os talentos que agregam diversidade e maior assertividade nas diferentes áreas das empresas é cada vez mais necessário, além disso o acompanhamento do bem-estar de cada profissional não pode mais esperar uma pesquisa anual. Essa dinâmica de mudança constante e necessidade de respostas das companhias exigirá um acompanhamento em tempo real.

Ao analisar dados, a identificação de ações e metas para melhorar a representatividade e a gestão de benefícios de uma companhia, a tornam mais competitiva e atrativa. À medida que automatizamos tarefas e acessamos insights conseguimos nos desafiar a redefinir a forma como trabalhamos, para criar ambientes de trabalho mais humanizados, eficientes e inclusivos.

 

*Sáttila Silva é Gerente de Planejamento da LG lugar de gente. Graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Está envolvida nas discussões do governo sobre o eSocial desde 2010 e à frente do projeto de adequação das soluções de tecnologia da LG.

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