Uma Gestão de Riscos cada vez mais eficiente é um dos principais objetivos da Fundação Libertas e, em 2023, a Gerência de Controles Internos e Riscos buscou aprimorar ainda mais suas atividades, com foco nos Riscos de Investimentos. Dentre as ações realizadas ao longo do ano, a área realizou benchmarkings com treze gestoras consolidadas do mercado financeiro, visando conhecer as melhores práticas de gestão nesse segmento.
O time de Riscos de Investimentos da Libertas realizou reuniões com as áreas de riscos dessas gestoras, que responderam um questionário com perguntas preliminares, e encaminharam à Fundação normativos com as diretrizes das respectivas áreas de Riscos. As análises das reuniões e do material apresentado geraram uma série de valiosos insights, dentre eles, destacam-se: a importância de uma estrutura organizacional da área de riscos segregada da área de gestão, participação ativa nas tomadas de decisões, utilização de sistemas personalizados para acompanhamento e controle dos riscos e elaboração de relatórios periódicos para uma maior transparência na comunicação.
Ainda no escopo do trabalho, a área de Riscos de Investimentos identificou, avaliou e comparou os processos já implementados na Fundação Libertas, aqueles ainda parcialmente implementados e os processos identificados como interessantes e que podem ser realizados futuramente. Hoje, a área já é composta por uma equipe especializada, possui as métricas de riscos definidas e monitoradas mensalmente, realiza o acompanhamento do enquadramento legal e gerencial e desenvolve relatórios de desempenho e avaliação de gestoras, sendo essas algumas das realizações significativas já feitas pelo time de Riscos, desde a sua criação em 2020.
Além do que já foi construído, pensando nessa constante atualização, a área delineou medidas futuras, como: (i) o desenvolvimento de uma ferramenta de liquidez para os planos de benefícios definidos; (ii) A avaliação de riscos para os investimentos alternativos e; (iii) estudo e desenvolvimento de uma metodologia de ratinginterno para avaliação de crédito. O resultado desse estudo foi apresentado ao Comitê de Investimentos da Fundação Libertas e foi recebido de forma positiva pelos seus membros.
A jornada da Fundação Libertas na gestão de riscos é marcada por evolução constante, alinhada aos mais altos padrões de governança e inovação. A busca por benchmarkings, a absorção de melhores práticas e a atenção contínua aos feedbacks internos indicam um compromisso com a excelência.
Ao compartilhar essas experiências, a Fundação não apenas destaca suas conquistas, mas também contribui para o avanço do setor, promovendo uma cultura de transparência, responsabilidade e eficiência na gestão de riscos de investimentos. Este é um testemunho do comprometimento da entidade com seus stakeholders e sua missão de assegurar o futuro financeiro dos participantes dos seus planos.
*Thales Magno Dala Vedova de Melo é Gerente de Controles Internos e Riscos da Fundação Libertas. Formado em Administração e Direito, é membro da Comissão Técnica Regional Leste de Governança e Riscos da Abrapp e possui Certificação pelo ICSS com ênfase em Investimentos.