Com o objetivo de tornar mais eficiente o processamento e envio de informações sobre verificação de óbitos de assistidos pelas EFPC, a Abrapp lançou o ProvaVIVA, plataforma tecnológica que fornece esse dado de forma precisa, por meio do cruzamento de informações de diversas fontes. A solução vem atender a uma necessidade antiga do sistema: evitar o pagamento indevido de benefícios pela falta de informação efetiva sobre o óbito de assistidos, o que gera passivo para as entidades.
O ProvaVIVAfoi desenvolvido em colaboração com a DXON, empresa especializada em tecnologia para o mercado de seguros e previdência. Entidades Associadas de todos os portes, que assinarem contrato e termo de adesão, poderão acessar a plataforma, que oferece gratuitamente a consulta primária de óbito de até mil registros por mês.
Na próxima quarta-feira (20/12), às 14h30, uma apresentação completa do ProvaVIVAserá realizada em webinar de lançamento oficial. Na ocasião, as entidades poderão preencher um formulário de intenção de adesão e esclarecer todas as dúvidas em relação aos benefícios do ProvaVIVA. O evento será aberto por Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp e por Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp. O ProvaVIVA será apresentado por José Eduardo Rangel, CEO da DXON.
Ivan Corrêa Filho, Superintendente Adjunto da Abrapp, explica que o diferencial do ProvaVIVA, em comparação a outras soluções já adotadas pelo sistema, é o cruzamento de informações provenientes de diversas fontes, proporcionando uma nova visão na obtenção de dados em comparação com as abordagens tradicionais.
“Anteriormente, a verificação de óbitos se limitava aos registros de cartórios, e o ProvaVIVA surge como uma solução inovadora, que explora dados disponíveis de fontes públicas e privadas. Esse método não apenas oferece a mesma veracidade das informações obtidas anteriormente, mas o faz de maneira mais econômica e eficiente. Além disso, o ProvaVIVA trabalha com dados privados por um período determinado, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, destaca.
Segundo ele, o sistema utiliza recursos avançados, como a busca na base da Receita Federal, entre outras fontes de dados. A plataforma opera com robôs especializados, que capturam fragmentos de dados, utilizando técnicas de aprendizado de máquina, inteligência artificial e atuarial para aprimorar a precisão das informações.
“A consulta do CPF é fundamental, e à medida que características de óbito se tornam evidentes, um score é determinado. Como exemplo, o sistema pode detectar mudanças no comportamento financeiro de um assistido, como a interrupção do pagamento de contas por algum tempo, o que já pode ser indício de óbito”, exemplifica. Além dessas fontes, o ProvaVIVA também faz um cruzamento com as informações de cartórios e com a base do INSS.
Corrêa destaca a capacidade computacional e o cruzamento de informações como fatores-chave para acelerar a disponibilidade de dados. Considerada uma versão turbinada de serviços anteriores, como o Sisobi e o Life Checking, o ProvaVIVA faz uma busca não só em registros, mas em dados de comportamento do assistido para verificação da prova de vida.
Como aderir ao ProvaVIVA
O processo de adesão é rápido e simples. As entidades que assinarem o contrato e termo de adesão podem subir a base de dados para a plataforma, em arquivos em formato txt ou csv e receberão os resultados da consulta em um prazo de três a quatro dias úteis. É uma solução para ser adotada antes do fechamento da folha de pagamento de benefícios, com resultados imediatos.
Na plataforma, todas as entidades poderão realizar a verificação de até 1.000 registros por mês de forma gratuita no plano Flag Binário (que informa a verificação de óbito). A partir dessa quantidade de registros mensais, é iniciado o pagamento.
Além disso, as entidades podem escolher pacotes com mais informações, que têm valores diferenciados dependendo da quantidade de dados, como por exemplo, data do óbito, data de nascimento, nome da mãe, nome do cartório etc.
“Nosso convênio com a DXON nos proporciona praticar preços diferenciados, de atacado, para as associadas. Esse é o caráter associativo do ProvaVIVA, que permite à Abrapp oferecer valores mais acessíveis”, ressalta o Superintendente-Adjunto da Abrapp.
Clique aqui para se inscrever ao webinar sobre o ProvaVIVA.