Mesmo diante de incertezas, é possível obter rendimentos dos investimentos através da análise cuidadosa dos ciclos econômicos. No contexto atual, a implementação de reformas fiscais e a condução prudente da política monetária serão fatores determinantes para a geração de oportunidades. Essa foi a conclusão dos participantes do painel “Potencializando os rendimentos dos investimentos através da análise dos ciclos econômicos”, moderado por Nayara Ferreira de Queiroz, Coordenadora do Colégio de Coordenadores de Investimentos da Regional Leste da Abrapp, durante o 13º Seminário Gestão de Investimentos nas EFPC, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, das 9h às 18h, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O painel teve como palestrantes Alexandre Sabani, Gestor da Perfin Equities; Alexandre Manoel, Economista-Chefe da AZ Quest; e Fernando Monteiro, Gestor de Multimercados da Bradesco Asset Management.
Alexandre Sabani abordou o ciclo econômico atual, comparando-o com o período pré-impeachment de Dilma. Ele destacou que, se não fosse a crise no Rio Grande do Sul, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seria de 3% para este ano. O gestor identificou uma crise de confiança tanto em relação à postura futura do Banco Central quanto na execução da disciplina fiscal. “Esses fatores, se bem executados, são gatilhos gigantescos para a bolsa passar por uma fase de prosperidade por dois, três ou até cinco anos”, afirmou.
Ele destacou que, diferentemente de 2015 e 2016, as empresas atualmente estão mais saudáveis, com níveis de alavancagem menores. “A média de endividamento das empresas na bolsa está entre 1,5 e 2 vezes, o que mostra um momento salutar comparado aos índices anteriores”, explicou.
Já o economista Alexandre Manoel apresentou uma visão crítica sobre a contradição entre a depreciação dos preços dos ativos e a expectativa do mercado. Ele destacou que, apesar dos desafios, a gestora continua otimista em relação aos fundamentos do Brasil no médio prazo. Manoel detalhou os três momentos distintos do governo Lula, desde a aprovação da PEC que previa o aumento dos gastos públicos até a apresentação do arcabouço fiscal.
Ele ressaltou a importância de reformas microeconômicas e institucionais, como a reforma tributária, para aumentar a produtividade e simplificar o sistema. “O Brasil viveu uma sequência de surpresas positivas, saindo do ‘Dilma 2’ para reviver o ‘Lula 1′”, afirmou. No entanto, Manoel destacou que a incerteza sobre o afrouxamento monetário nos EUA e a necessidade de maior austeridade fiscal no Brasil são fatores críticos para o futuro.
Em linha com essas análises, Fernando Monteiro lembrou da importância de navegar pelos ciclos econômicos, com visão de longo prazo. Ele disse que a indústria de multimercados conseguiu obter resultados positivos em relação ao CDI, mesmo em um ambiente de incerteza global. Monteiro destacou o início de um ciclo de relaxamento monetário, já em andamento em economias como as da Europa, Suíça e Canadá, que eventualmente chegará aos Estados Unidos.
O gestor apresentou dados históricos mostrando que, em períodos de 60 meses, o índice IMA B5 superou o CDI em 100% das amostras, com um alfa gerado de aproximadamente 20%. “Devemos aproveitar este momento, pois será uma oportunidade para potencializar os retornos das carteiras em um ciclo de redução de taxas de juros nessas economias”, afirmou.
O Seminário Gestão de Investimentos nas EFPC é uma realização da Abrapp com apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. O evento conta com patrocínio Black: S&P Dow Jones, XP. Ouro: ASA, AZ Quest, BNP Paribas, Bradesco Asset, Carbyne Investimentos, Fator Soluções, Franklin Templeton, Galapagos Capital, HMC, Inter, Investo, Itajubá Investimentos, Perfin, Rio Bravo, Santander, Sparta, Sulamérica Investimentos, TAG Investimentos, Tarpon, Trigono Capital, Vinci Partners. Prata: BB Asset, Novus Capital, Porto Asset. Bronze: Aditus, ARX Investimentos, XTrackers, Itaú Asset, RJI Investimentos, V8 Capital, Safra. Apoio: Apoena, Bahia Asset, HSI, IAP – Itajubá Previdência, Marsche, Método, Pátria Investimentos.