Desde 2004, a Abrapp está comprometida com a iniciativa de responsabilidade corporativa do Pacto Global da ONU e seus princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Trata-se de uma iniciativa voluntária lançada em 2000 pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas.
O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, buscando transformar as estratégias empresariais em prol de um desenvolvimento sustentável e a criação de ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Atualmente, conta com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na visão de Kofi Annan, disseminar as boas práticas empresariais não era uma retórica para convertidos, mas sim um processo em passos curtos rumo a uma mudança profunda da gestão mundial de negócios.
Os últimos anos têm testemunhado a ampliação do tema de sustentabilidade entre as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). O reconhecimento de que aspectos sociais e ambientais trazem oportunidades e riscos aos investimentos do setor fez com que a Abrapp se tornasse uma importante mobilizadora das entidades nesse tema.
Clique aqui para conhecer mais projetos apoiados pela Abrapp em prol da sustentabilidade como ferramenta estratégica de gestão.