As entidades fechadas mostram cada vez mais que assegurar uma renda importante na aposentadoria é o seu papel principal, mas ir além dele é mais que desejável. E nesse sentido, fazer isso se colocando a serviço do bem estar das pessoas. Foi o que mostrou ontem (17/10) no final da tarde a Plenária 3 do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), voltada para o tema “S” do ESG, Saúde Financeira e Bem Estar.
É um tema complexo, encarregou-se de mostrar Dani Plesnik, CHO (Chief Happiness Officer) da Deloitte, que sublinhou sentir as organizações e a Abrapp, sensíveis a essa discussão em torno do compromisso com o bem estar. Por exemplo, com a educação previdenciária, uma vez que se por um lado não se deve fazer escolhas pelos participantes de planos, por outro é indispensável apoiá-los em suas opções.
Fernando Luciano, Vice-Presidente de Pessoas da Vivo, chamou a atenção para a necessidade de as empresas ajudarem a influenciar positivamente as novas gerações, descobrindo formas de comunicação que as aproximem dos mais jovens, como muitos influencers têm feito.
“Temos que fazer isso nos aprofundando mais, olhando em volta de forma mais integral, falando de valores, insistindo menos em resultados financeiros e especialmente passando uma mensagem de responsabilidade social no longo prazo”, observou Fernando.
Por sua vez, Pedro Paro, Fundador e CEO da Humanizadas, salientou que tanta transformação traz riscos, mas também oportunidades. E que para enfrentar tal desafio as empresas e o nosso sistema precisarão estar adequadamente financiados. E não só isso como tecnologicamente também. Pedro falou dos recursos que a Inteligência Artificial oferece e precisam ser mais desenvolvidos.
João Fukunaga, Diretor-Presidente da Previ, outro expositor na plenária, salientou o muito que a sua entidade pode atuar para o fortalecimento dos critérios ambientais, sociais, de governança e integridade (ASGI) através das dezenas de empresas investidas.
Ele enfatizou também o intenso trabalho que a fundação vem realizando em favor da interação com os participantes e sua educação financeira. Citou os programas que vêm sendo oferecidos pela Previ para seus participantes e assistidos. Disse também sentir as pessoas e a sociedade brasileira em geral mais madura para pensar no longo prazo e se preparar para esse amanhã.
“Temos o dever de olhar para o futuro das pessoas e de seu bem estar e sinto que a Abrapp abraçou esse objetivo com a gente”, disse Fukunaga, apontando como sinal dessa parceria a disponibilização para o quadro associativo de uma iniciativa recente da Previ, a 4ª edição do Código de Melhores Práticas ASGI.
O código enfatiza os aspectos climáticos, tais como necessidade de eficiência energética e escassez de recursos naturais, novas políticas e relações de trabalho, além de atualizar regulamentações e legislações pertinentes à governança corporativa.
Além disso, a Previ e a Abrapp firmaram uma parceria denominada Pacto ASGI que possui o objetivo de promover práticas sustentáveis nos investimentos das EFPC, compartilhando uma metodologia criada pela fundação na análise dos ativos. Esse instrumento busca disseminar os princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e integridade em todo o sistema – leia mais.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.