45º CBPP: Gestão de dados agiliza processos e leva à inovação

A gestão de dados, quando coloca os participantes no centro das atenções, pode gerar novas oportunidades de inovação para as EFPC. O tema foi abordado na insight session “Gestão de Dados: Pilar da Nova Economia”, no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Este é o maior evento mundial do setor de previdência privada.

Diego Barreto, CEO do iFood, apresentou o case de sucesso sobre a gestão de dados da empresa, e sua capacidade de levar à inovação e agilidade na tomada de decisões. Em 12 anos de existência, o iFood deixou de ser uma startup e se consolidou com uma estrutura com 6 mil colaboradores, beneficiando 350 mil entregadores e mais de 400 mil restaurantes, farmácias e supermercados. “Hoje, a plataforma atende 55 milhões de brasileiros, com mais de 1 bilhão de pedidos entregues em uma média de 28 minutos. Apenas duas empresas no mundo, uma na China e outra nos EUA, possuem números maiores, em grande parte devido às diferenças populacionais e de poder aquisitivo”, explicou.

Barreto lembrou de outra curiosidade: o iFood não começou de forma digital, mas surgiu para melhorar a experiência tradicional de pedir pizza, que antes era feita por telefone e trazia alguns inconvenientes, como a demora para conseguir falar com o atendente. A inovação do iFood, conta, foi transformar essa experiência, com a evolução do uso de “caderninhos” de restaurantes até o lançamento do aplicativo. A logística de entrega dos pedidos pelo app se consolidou apenas em 2018.

Ao apresentar o modelo de gestão da empresa, Barreto destacou que ele combina cultura organizacional e eficiência. O CEO explicou que a gestão no iFood é baseada em três pilares: comportamentos necessários, uma plataforma de comunicação e uma plataforma para metas. A cultura, segundo ele, é elemento forte e inegociável, e requisito para contratação de colaboradores.

Barreto disse que o lema é evitar a burocracia excessiva e se manter próximo ao “caos controlado”. “A empresa não adota comitês fixos ou reuniões recorrentes sem necessidade, e prefere uma comunicação ágil, com vídeos curtos e decisões rápidas”, explica.  Ele complementou, dizendo que metas e sonhos ambiciosos são fundamentais para inspirar as pessoas e impulsionar o crescimento da empresa.

Outro ponto que destacou foi a realização de muitos testes, de forma simples e rápida, para identificar oportunidades de inovação. O iFood faz isso, por exemplo, com a aplicação de “fake doors” no app – perfis de lojas sem menu ou cardápio – para testar se elas atraem os consumidores. Em um ou dois dias é possível identificar quantas pessoas entraram e se interessaram, para testar a atratividade do estabelecimento no aplicativo. “Outra inovação foi a redução do tempo de entrega em supermercados, que antes era de cerca de uma hora para 26 minutos, por meio de um teste simples em mercados locais”, completa. Hoje, o segmento gera vendas de R$ 400 milhões mensais.

Ele lembrou que o iFood também inovou no mercado de benefícios, do qual fazem parte os vales-refeição e alimentação (VA e VR), com o objetivo de combater práticas ineficientes de mercado. “A inovação por meio da gestão de dados não só transforma empresas e organizações, mas também o País”, concluiu.

Sobre o 45º CBPP – Realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso conta com uma rica programação, trazendo temas, palestras e provocações que visam despertar ideias inovadoras e ajudar a superar os desafios do mercado na atualidade.

Clique aqui para mais informações.

O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.

Shares
Share This
Rolar para cima