Confira o que dizem nossos especialistas sobre os principais temas do mercado!

UniAbrapp realiza curso sobre Design de Comportamento

O curso abordará os conceitos fundamentais do Design de Comportamento (ou Behavioral Design) e suas ferramentas para desenhar soluções comportamentais para os desafios de poupar no longo prazo. A aula será conduzida pela Psicóloga Clínica Luciane Fagundes, que é especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Econômica e Behavioral Design.

Abrapp realizou reunião com diretores, coordenadores e secretários das Comissões Técnicas e Comitês para avaliação do planejamento estratégico

A Abrapp realizou na última sexta-feira (19/04) uma ampla reunião com os membros de sua diretoria, superintendência, coordenadores e secretários-executivos das Comissões Técnicas, Comitês e Grupos de Trabalho. Realizado através de plataforma digital, o encontro teve o objetivo de avaliar as ações do planejamento estratégico da associação para 2023 e 2024 e sua coordenação com as CTs e Comitês.

Ações de educação financeira e previdenciária com foco em resultados estão no radar da CT Leste-Sudeste, Subgrupo Sudeste, de Estratégias e Criação de Valor

Daniel Coelho, coordenador da CT Leste Sudeste, Regional Sudeste, de Estratégias e Criação de Valor, apresentou o programa de trabalho da comissão, que é composta por 21 profissionais de diversas entidades, que têm como premissa contribuir para o setor de forma abrangente, convergindo com os objetivos da Abrapp e fornecendo suporte específico às entidades representadas.

Nucleos obtém renovação do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos 

O Conselho de Autorregulação do sistema Abrapp, Sindapp e ICSS concluiu o processo de renovação do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos do Nucleos em reunião realizada no último dia 9 de abril. Válida por mais três anos, a renovação foi aprovada por unanimidade dos membros do conselho, depois de passar por um rigoroso processo de avaliação de uma banca técnica formada por profissionais independentes da Abrapp. 

Superávit das EFPC registra melhor resultado em 10 anos, aponta Relatório Gerencial da Previdência Complementar  

As entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) apresentaram resultado superavitário de R$ 14 bilhões no encerramento do 4º trimestre de 2023, segundo dados do Relatório Gerencial da Previdência Complementar (RGPC). É o melhor desempenho em termos de superávit dos últimos 10 anos. De 2022 para 2023, o número de planos com déficit reduziu de 342 para 190, o que demonstra uma melhora do resultado apresentado em boa parte dos planos. No mesmo período, 386 planos apresentaram superávit técnico acumulado. No 4º trimestre de 2023, o superávit cresceu aproximadamente 47% em relação ao valor apurado 12 meses antes. 

Receita Federal publica manual da e-Financeira com novas orientações para as EFPCs 

A Receita Federal publicou, no último dia 12 de abril, o Ato Declaratório Executivo COFIS nº 5, que aprova novo manual da e-Financeira e insere novas orientações para as entidades fechadas de previdência complementar para a prestação de informações sobre o fechamento de planos. A norma trouxe algumas novidades para a e-Financeira com impacto para as EFPCs.

Previc publica balancetes contábeis de 2023

Arquivos podem ser encontrados na seção de Dados Abertos do site da autarquia, e são disponibilizados em formato padrão que permite a utilização em diversas plataformas de análise.

Rolar para cima