Com cerca de 300 participantes, o 2º Encontro Nacional de Gestão de Pessoas começou nesta quarta-feira (14) e segue até amanhã (15). Na abertura do evento, o Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, ressaltou a importância dos profissionais responsáveis por administrar o capital humano das empresas para a existência da previdência complementar fechada. Está em sua origem, tendo o sistema nascido, no final de década de 1970, como política de recursos humanos.
Mesmo em um cenário recente de pandemia, mudança de conjuntura econômica e crise internacional, as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) seguiram cumprindo sua missão, pagando cerca de R$ 100 bilhões de benefícios/ano para quase 1 milhão de aposentados e pensionistas.
Agenda positiva – Luís Ricardo acrescentou que as EFPCs superaram muitos desafios e investiram em profissionalização na última década, com mais de 20 mil profissionais capacitados pela UniAbrapp e 9 mil certificados pelo ICSS. E mais um forte estímulo para o desenvolvimento de pessoas virá com o novo Código de Autorregulação em Qualificação e Certificação Profissional, que está em audiência pública.
Sobre a agenda positiva para o segmento, que inclui a implementação do CNPJ por Plano e o avanço das discussões sobre flexibilização do PGA, o Diretor-Presidente da Abrapp destacou para os profissionais de gestão de pessoas a importância do novo modelo de plano Instituído Corporativo, que será tema de webinar a ser realizado pela Abrapp no dia 30 de setembro, às 10 horas.
“Convido vocês, profissionais de RH, a conhecerem a Resolução Previc n. 13/2022 (que regulamentou o plano Instituído Corporativo) e convencerem empresários, patrocinadoras, aqueles que querem oferecer bem-estar adicional aos empregados”, disse o Diretor-Presidente. Ele notou que a medida de fomento poderá gerar uma revolução para o sistema, dobrando o número de potenciais patrocinadoras, e levar previdência para mais pessoas de forma semelhante aos planos família, que já acumulam R$ 1 bilhão em patrimônio.
Profissionais de excelência – Luís Ricardo parabenizou pelo evento e ressaltou o trabalho realizado pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, sob liderança da Diretora Cláudia Trindade e coordenação de Simone Castelão. Ele destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais que integram as Comissões Técnicas e Comitês da Abrapp, para buscar soluções e instigar as associadas em reflexões sobre grandes temas.
Em sua mensagem, a Diretora Cláudia Trindade celebrou as lideranças da Abrapp e todos os profissionais que integram o Comitê de Gestão de Pessoas. Cláudia destacou as várias iniciativas desenvolvidas pelo Comitê e que beneficiarão as associadas com o conhecimento gerado, como as novas edições da Pesquisa Salarial e do Selo de Engajamento, e o GT sobre Modelos Flexíveis de Trabalho que terá uma pesquisa divulgada durante este Encontro.
“Admiro essa equipe que desenvolve pessoas e, além do trabalho realizado no dia a dia das entidades, doa sua competência e talento para essas entregas que são disponibilizadas para todas as EFPCs”, realçou Cláudia.
Liderança e Gestão de Alto Impacto – Em seguida, aconteceu o Special Talk com palestra do consultor de empresas Renato Grinberg, Diretor Geral da Tiger Consulting e autor do best-seller “A Estratégia do Olho de Tigre”. A moderação foi realizada por Simone Castelão, Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp.
Ao falar sobre alta performance, com exemplos bem-sucedidos como Starbucks e Netflix, Grinberg reforçou a importância da postura dos líderes e gestores para o sucesso dos empreendimentos. Ele citou o dado baseado em pesquisas de que 90% das ideias costumam falhar não por erro da estratégia, mas da execução.
A gestão e a liderança são alicerces para implementar e executar com excelência, ressaltou Grinberg. “Excelente liderança e gestão é igual a excelente execução; liderança e gestão média ou ruim é igual a execução média ou ruim, não tem milagre. Se plantar abacaxi, vai nascer abacaxi; não dá para esperar execução de alta performance se você não entrega gestão e liderança de alta performance”.
Sobre os caminhos da alta performance, o especialista destacou a adaptabilidade, propondo o “SWOT dinâmico” – exercício em que o líder reflete se o que antes considerava sua força se mantém no novo contexto e o que pode agregar a esse novo cenário). Ele destacou ainda as habilidades de autogestão, visão compartilhada com a equipe e a empatia.
“É fundamental para a liderança e gestão de alto impacto ter empatia, colocar-se nos ‘sapatos’ do outro e tentar entender como as pessoas enxergam aquele ponto. Nos Estados Unidos há a frase ‘Customer is King’ (Consumidor é Rei). Todos que interagem com você são clientes – esse é o pensamento de alta performance de um gestor”, completou Grinberg. Os profissionais de gestão de pessoas podem ajudar nessa mudança de mentalidade, exercendo a liderança “para cima” e apresentando informações e evidências que provoquem essa reflexão nos dirigentes.
O palestrante ressaltou que o negócio das entidades é cuidar de pessoas, ao final do dia, e que é importante mostrar ao cliente (participante) “benefícios tangíveis”, o que é possível mesmo em um negócio de longo prazo. “Busque ver o que o cliente enxerga como tangível e quebre isso em vários pontos ao longo do tempo. Trazer o conforto de que o cliente consegue ver parte dos benefícios obtidos e procurar iniciativas que o lembrem disso”.
Acompanhe o Blog Abrapp em Foco para ler as matérias sobre os demais painéis do evento!
O 2º Encontro Nacional de Gestão de Pessoas é uma realização da Abrapp, contando com o apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio ouro: Crescimentum / Posiciona.