43° CBPP: ICSS esclarecerá dúvidas sobre certificação profissional e certificação de processos 

Diante de tantos desafios, a grande maioria superados, o Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, vem dizendo que definitivamente o sistema “não tem espaço para amadores”. Afinal, dificuldades só costumam ser vencidas com alta dose de capacitação, como, aliás, costuma demonstrar o tempo todo a trajetória vencedora da vertente fechada da previdência complementar.

E isso pode ser comprovado no ambiente do 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, onde no estande em que estão abrigados os técnicos do ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social não só é possível ver o quanto o sistema progrediu nos últimos anos em matéria de qualificação profissional, como se aponta os caminhos que levam a esse avanço.

Quem visitar o “Estande Institucional”, onde os técnicos do ICSS aguardam a chegada do público, com certeza vai ter a sua curiosidade saciada. A visita por certo vai valer a pena, até porque a ideia é ter todas as dúvidas esclarecidas.

São muitos os caminhos que qualquer um poderá seguir em sua escalada profissional e no estande do ICSS o interessado vai acabar se identificando com algum deles.

O Instituto oferece certificação voltada desde o nível técnico até para gestores e conselheiros. E cada uma delas com ênfase em diferentes áreas, como administração, investimento e nível técnico, entre outras.

Para contextualizar melhor esses avanços, em pouco mais de uma década o Instituto já certificou mais de 9 mil profissionais e recertificou mais de 5 mil.

Certificação de processos –  Mas quem visitar o estande do ICSS vai ver também que as certificações  do profissional e dos processos das entidades são apenas parte do esforço por uma maior qualificação do sistema.

Os técnicos do Instituto costumam dizer isso por estarem convencidos de que o programa de Autorregulação também tem um papel importante em prol dessa capacitação.

Paulo de Oliveira, Gerente do ICSS, nota que a Autorregulação só vem avançando no sistema, ajudando-o a tornar-se profissionalmente mais e mais capaz. Dois códigos já acumulam quase uma centena de adesões de associadas e um terceiro, o “Código de Autorregulação em Qualificação e Certificação”, será lançado neste 43º CBPP.

Já foram concedidos mais de 30 Selos de Autorregulação, com isso confirmando que mais de 3 dezenas de entidades de fato atendem aos requisitos dos códigos.

(Texto: Jorge Wahl)

Shares
Share This
Rolar para cima