43º CBPP: ¨Novo normal não é sobre tecnologia, mas humanização¨, afirma Geraldo Rufino em Palestra Magna

“A palavra convence, o exemplo arrasta” foi o tema da Palestra Magna conduzida por um dos maiores nomes do empreendedorismo no Brasil, Geraldo Rufino, nesta quarta-feira (19), no 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. Rufino é fundador da JR Diesel e exemplificou com sua trajetória de vida a importância de cultivar uma mentalidade positiva para o sucesso.

Tendo crescido na favela e catado latinhas na infância, Rufino contou como construiu novos negócios, observando oportunidades de mercado. Ele quebrou por diversas vezes e conseguiu se reerguer. Hoje sua empresa de distribuição de peças automotivas seminovas é uma das maiores da América Latina no segmento, com crescimento médio de 30% ao ano.

Valores e família – Com um discurso motivador e bem-humorado, o empresário ressaltou a importância de ter a família como a base da vida e a valorização da mulher no direcionamento e cuidado. ¨Todo mundo aqui depende de forma direta e indireta de uma mulher. Como vocês vão crescer na previdência se não valorizarem a pessoa mais especialista no cuidado, que é a mulher?¨.

Rufino lembrou a importância dos ensinamentos passados por sua mãe, considerada a figura mais importante de sua vida. Ela lhe deu a base de valores, como gratidão, solidariedade, conviver com os diferentes e espírito empreendedor. ¨Quando minha mãe foi embora, entendi que ela não morreu. Só morre quem é esquecido. O que vocês estão fazendo para preservar o seu legado?¨, indagou o empreendedor.

Visão empreendedora – Rufino destacou que o empreendedorismo começa na mentalidade de cada indivíduo. ¨Vamos parar de olhar para o retrovisor e olhar para o para-brisa, que é 100 vezes maior. O retrovisor tem vivência, experiência, aprendizado, mas você pode tropeçar se ficar só nele. É preciso olhar à frente¨.

¨Somos resolvedores de problemas. Os tempos não são difíceis; são diferentes. O que podemos fazer hoje para ser melhores que ontem?¨, provocou Rufino.

Para isso é necessária a mudança de pensamento e atitude para uma postura positiva, de gratidão e serviço ao próximo, acrescentou o empresário. ¨Se surgir uma pedra no caminho, ela vai servir de degrau¨. Esses valores precisam começar a ser praticados dentro de casa, pois a família é a base de tudo, reforçou.

Segundo Rufino, não existe crise de mercado maior que uma pessoa com visão empreendedora. ¨Me dizem: o mercado está ruim. Não tem crise maior que você. Ninguém pôs fogo no dinheiro¨.

Humanização e o novo normal – Os profissionais das entidades fechadas de previdência complementar têm uma grande oportunidade por atuarem no cuidado com as pessoas. ¨Vocês cuidam de gente e já passou do tempo de perceberem que nada funcionará sem as pessoas. Não existe tecnologia, inovação ou existência sem pessoas¨, afirmou o empresário.

Aos 63 anos de idade cronológica, Rufino disse conservar na mente o pensamento puro, simples e alegre de uma criança. ¨Seja sua melhor versão, faça o simples, o óbvio, com humanização. O novo normal não é uma tecnologia nova. O novo normal é ser um humano melhor: mais amor, carinho, humanidade, família e respeito. Resgate esses valores¨.

Acesse a programação completa do evento aqui! 

O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.

Shares
Share This
Rolar para cima