O terceiro Código do programa de Autorregulação das entidades fechadas de previdência complementar foi lançado nesta quarta-feira (19), em cerimônia realizada no 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. O novo Código contribuirá para que as entidades desenvolvam e aprimorem suas iniciativas nas áreas de qualificação e certificação de seus conselheiros, diretores, gestores e demais profissionais.
O Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, destacou o reconhecimento aos representantes de entidades pequenas, médias e grandes e com diferentes tipos de patrocínio, que emprestaram seus talentos para a elaboração do Código. Sublinhou, ainda, a participação de representantes da Previc e da Subsecretaria de Previdência do governo. ¨Isso só valoriza todo esse trabalho de blindagem que estamos desenvolvendo¨.
Martins ressaltou também a liderança de José Luiz Rauen, Vice-Presidente do Sindapp e responsável por coordenar a Comissão Mista de Autorregulação, sendo o dirigente que trouxe a ideia da Autorregulação para o sistema.
¨Já são mais de 100 entidades aderentes ao programa de Autorregulação, que visa profissionalizar ainda mais, dar governança robusta e proporcionar maior blindagem às entidades. Fica mais um legado para o sistema¨, disse Luís Ricardo.
Em sua mensagem, José Luiz Rauen observou que há um requisito e dois desejos para que qualquer setor consiga construir sua Autorregulação. O requisito é a maturidade e o sistema mostrou que está maduro, ressaltou Rauen. O primeiro desejo é o da emancipação parcial, com regras elaboradas por quem é gestor, sente e entende as dores da previdência complementar fechada. O segundo desejo é o de expansão e fomento, não só em quantidade, mas também em qualidade.
¨Este Código de Autorregulação em Qualificação e Certificação, sem demérito aos anteriores e os que virão, vai subir a régua de qualidade dos nossos profissionais e gestores. Tenho certeza de que estamos dando um salto de qualidade¨, afirmou Rauen, ao manifestar a alegria com o lançamento deste trabalho.
O novo Código de Autorregulação pode ser encontrado no estande institucional de Abrapp, Sindapp e ICSS, para quem está no evento de forma presencial, e na área correspondente da plataforma virtual, para quem participa online. ¨Fica o convite: leiam, conheçam e façam sua adesão ao Código¨, completa Luís Ricardo.
Acesse a programação completa do evento aqui!
O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.