43º CBPP: Em provável recessão global, aposta maior é no Brasil, afirma o CEO da Safra Asset

¨Recessão global à vista? Onde investir?¨ foi o tema da palestra técnica promovida pela Safra Asset Management nesta quinta-feira (20), no 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. Os palestrantes Bruno Rocha Bonini, Head de Distribuição e Produtos, e Ricardo Negreiros, CEO da Safra Asset, trataram dos desafios do cenário global e qual seria a alternativa de investimento à luz desse momento.

Bruno Bonini ressaltou que o mundo vive cenário de inflação global muito alta, que não se via nos Estados Unidos e Europa há mais de 30 anos. Isso tem forçado os bancos centrais em todo o mundo a elevarem juros. Qual vai ser o efeito final disso? Será que haverá recessão?

Sim, será preciso ter recessão, respondeu Ricardo Negreiros. Ele observou que o período de covid-19 ampliou a demanda pelo consumo de produtos e serviços em meio a uma diminuição da produção, o que acarretou pressões inflacionárias. Esse desequilíbrio gerado a partir da inflação precisará ser ajustado, com a desaceleração da atividade e do mercado de trabalho nos Estados Unidos e nações europeias.

A questão é qual a intensidade dessa recessão. Na visão de Negreiros, a intensidade será forte, mas curta. ¨Ela terá que ser profunda, pois houve um erro de diagnóstico dos bancos centrais que acreditavam que a inflação seria transitória¨, notou o CEO. ¨Mas mais curta, porque a alavancagem do sistema está nos bancos centrais e não nas empresas e nas famílias, o que é positivo¨.

Brasil long, Europa short – O CEO da Safra Asset destacou a importação da diversificação dos investimentos domésticos e internacionais para um portfólio equilibrado.

Do ponto de vista internacional, a expectativa é que os Estados Unidos pelo dinamismo de sua economia terão uma recuperação do ciclo recessivo muito mais rápida que os países da Zona do Euro. ¨A Europa já vem em um processo mais estrutural de perda de competitividade e dinamismo, em especial para o mercado asiático¨. Há grande preocupação com a China, que poderá ter um crescimento em patamar igual ou inferior a 5% em 2023¨.

Olhando para o cenário doméstico, a bolsa brasileira está extremamente barata, por qualquer forma de avaliação, e as empresas brasileiras estão lucrando muito. Negreiros destacou o otimismo com o desempenho do setor de commodities (agrícolas e petróleo) e de bancos, que respondem por fatias relevantes da bolsa local.

¨Olhando para a frente, temos uma aposta maior para o Brasil. Se falarmos em long and short, seria long Brasil e short lá fora, vendido em Euro e comprado no país¨, disse Negreiros.

Sobre as oportunidades para obter ganhos no período de recessão, que é um momento de destruição de riqueza, o CEO da Safra Asset destacou os fundos multimercados, que vêm entregando resultados muito interessantes. A vantagem dos multimercados é que conseguem capturar oportunidades no mercado local e internacional para geração maior de alfa.

Indagado sobre as vantagens em um cenário de NTN-Bs entregando retornos em patamar de IPCA + 5% a 6%, o CEO notou que é importante ter uma fatia nesse tipo de ativo, sem esquecer da diversificação. ¨Alguma coisa de investimento precisa sim estar em multimercados, e algo precisa sim estar no âmbito internacional. Então, precisa diversificar¨, completou Negreiros.

Acesse a programação completa do evento aqui! 

O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.

Shares
Share This
Rolar para cima