43º CBPP: Momento permite investir em ações defensivas de baixo risco e que estão com desconto

O que esperar para 2023 e as oportunidades para investir em renda variável foram temas de palestra técnica promovida pela XP Asset nesta quarta-feira (19), no 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. A palestra foi conduzida por Fernando Genta, economista-chefe, e Marcos Peixoto, portfolio manager da gestora.

Cenário macroeconômico – Ao comentar o panorama internacional, Fernando Genta projetou que os juros básicos nos Estados Unidos devem continuar subindo até o patamar de 5% e a desinflação no país ocorrer de forma mais lenta do que se imagina. Para as nações da zona do Euro, a perspectiva também é de elevação dos juros, frente o desafio da inflação, com o dilema de dosar o remédio para uma atividade econômica já machucada com a crise de energia.

Para o Brasil, a perspectiva é de um 2023 mais difícil em termos de crescimento econômico, com os maiores riscos vindos do cenário internacional. ¨Vai haver mais apertos e a atividade global desacelerando¨, notou Genta, ao acrescentar o cenário provável de recessão nos EUA e Europa e de dúvidas em relação ao desempenho da China.

O economista da XP Asset disse não ver grande espaço para queda de juros no Brasil no ano que vem, e que o processo de desinflação está em curso, mas ainda é desafiador com as pressões para cima vindas de setores como serviços. Na visão de Genta, a discussão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre o corte de juros deve começar na virada do primeiro para o segundo trimestre.

Oportunidades na Bolsa – Marcos Peixoto, portfolio manager, ressaltou que o cenário oferece diversas oportunidades para a renda variável, com ações de diversas empresas sendo negociadas com desconto, a exemplo de Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras que possuem patrimônio financeiro sólido e vem entregando bons resultados.

Segundo Peixoto, de forma geral não é esperada muita volatilidade na Bolsa após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais. Ele acrescentou que a nova configuração do Congresso pós-eleições exigirá ao presidente empossado a partir de 2023 intensa negociação, o que torna mudanças bruscas de política econômica pouco prováveis.

O executivo da XP Asset notou que o momento é de não correr grandes riscos, pois há várias oportunidades em ativos de empresas com forte geração de caixa e que pagam dividendos. Por outro lado, é esperada a continuidade de correção de preços em ações de companhias que foram precificadas acima do que realmente valem.

¨Há setores como bancos, elétrico e de varejo em que se pode investir em coisas estáveis e defensivas que estão com múltiplos abaixo da média histórica. Para que correr risco se você pode investir em ativos defensivos com valuation baixo?¨, provocou Peixoto.

O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.

Shares
Share This
Rolar para cima