44º CBPP: Lideranças devem olhar para dentro de si mesmas para enfrentar os cenários de disrupção, apontou Otto Scharmer 

Pesquisador e co-fundador do MITx Ulav, Otto Scharmer foi o expositor da MasterClass final no último dia do 44º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) – realizado em São Paulo de 18 a 20 de outubro. Com o tema “Ponto de Inflexão”, o criador da “Teoria U” começou dizendo que, diante de um futuro desconhecido e incerto, as lideranças devem se concentrar na jornada e buscar mais intensamente do que nunca não apenas o conhecimento disponível externamente mas também olhar para dentro de si mesmas.

Essa jornada faz com que colaboradores trabalhem a cultura interna voltada para observação, identificação de problemas e geração de novas soluções inovadoras com novos olhares para o negócio. No início da jornada fazemos um reconhecimento, como um download interno, de padrões, comportamentos e ações, recomendou.

Diante de um quadro civilizatório difícil, no qual as pesquisas apontam um número enorme de jovens que sofrem de depressão, citou a diferença de significado entre otimismo e esperança, traduzindo a primeira palavra a crença de que tudo estará bem no futuro, enquanto a segunda traz mais o sentimento de que algo faz sentido e isso trará o melhor possível.

Defendeu que não se pode mudar o quadro atual de crise climática, desigualdade, epidemia de ansiedade e depressão, sem atuar no nível de consciência das pessoas. Nisso tudo, é preciso conectar o coração.

De fato, a Teoria U sugere inicialmente um olhar para o próprio interior, de forma individual. Afinal, para abrir mão de pensamentos obsoletos e criar novos modelos, em primeiro lugar, precisamos reconhecer os padrões que nos prendem ao passado.

Scharmer disse apostar que com certeza os fenômenos de disrupção continuarão se multiplicando. Há elementos de caos, mas em meio a tudo isso existem também muitas possibilidades. 

Ajuda também a constatação de que quando o sistema está longe do equilíbrio, pequenas ilhas de coerência num mar caótico podem ser a ponte que nos leve adiante. E essas ilhas de coerência podem começar a se conectar, porque há espaço para convergência. E, afinal de contas, “é na adversidade que nos voltamos para as lideranças e mais precisamos delas”.

O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.

Shares
Share This
Rolar para cima