No primeiro dia do 44º CBPP, uma série de palestras técnicas abordaram tópicos relevantes para as EFPC. Foram realizadas 12 palestras técnicas, de um total de 28 programadas para os dois primeiros dias. Essas palestras proporcionaram a oportunidade para líderes e profissionais do setor se atualizarem sobre normas, cenário econômico, investimentos e melhores práticas no atendimento aos clientes.
A manhã começou com uma mesa-redonda na qual oito especialistas discutiram as principais mudanças no setor, especialmente relacionadas à Resolução Previc nº 23 Eduardo Lamers, Assessor da Superintendência Geral da Abrapp e especialista UniAbrapp, moderou o debate.
A mesa-redonda contou com os seguintes especialistas e palestrantes: Adriana Carvalho, Secretária Executiva do Colégio de Governança e Riscos da Abrapp; Alcinei Cardoso Rodrigues, Diretor de Normas da Previc; Édner Castilho, Secretário Executivo do Colégio de Investimentos da Abrapp; Geraldo Assis, Secretário Executivo do Colégio de Contabilidade da Abrapp/Ancep e especialista UniAbrapp; Luiz Fernando Brum, Secretário Executivo do Colégio de Assuntos Jurídicos da Abrapp; Raphael Barcelos de Faria, Secretário Executivo do Colégio de Planos Previdenciários da Abrapp; e Roberto Messina, Membro da Comissão Técnica Regional Sudoeste de Assuntos Jurídicos da Abrapp.
Outras palestras técnicas ao longo da manhã cobriram uma variedade de tópicos, desde oportunidades de investimento até questões econômicas e inclusão financeira global. Destacou-se a apresentação de Gabriela Santos e Jorge Simino, da J.P. Morgan Asset Management e da Vivest, respectivamente, sobre a diversificação internacional em 2024. Essa palestra foi moderada por Isabella Nunes, da J.P. Morgan Asset Management.
A manhã também incluiu discussões sobre o cenário macroeconômico e mudanças no Banco Central, explorando como investir em renda fixa e variável em 2024, lideradas por Alcindo Canto, Fabiano Zimmermann, Fabio Kanczuk e Ricardo Almeida, todos da ASA Investments.
As apresentações também abordaram a importância do crédito privado para infraestrutura para o casamento de ativos e passivos para os fundos de pensão. O tema foi abordado por Gustavo Cortes, Sócio e Gestor de Crédito da Vinci Partners e Marcelo Rabbat, Sócio e Head de Distribuição para Clientes Institucionais da Vinci Partners.
Em outra arena, os gestores da XP Investimentos Fausto Filho e Tulio Machado, trouxeram um panorama dos investimentos em infraestrutura no mercado brasileiro.
Quem também trouxe dados atualizados sobre a alocação das EFPC foi Carlos Garcia, Sócio-fundador da Itajubá Investimentos, que apresentou o resultado da pesquisa Raio X das EFPC – Abrapp 2023.
Já Frederico Mesnik, Cofundador e CEO da Trígono Capital e Yuhzô Breyer, Analista de Renda Variável da Trígono Capital falaram sobre Magic Formula, Prêmio de Liquidez e ineficiência de mercado nas small caps brasileiras na palestra “A importância da seleção de ativos na geração de alfa”.
As inovações tecnológicas também tiveram espaço ao longo da manhã, na palestra “Suas finanças na era digital”. Os diretores da Galapagos Capital, Diego Condado e Thomas Averbuck falaram sobre PIX (Transação Digital), DREX (Real Digital) e TOKEN (Ativo Digital). O tema foi complementado com a palestra técnica “Investimento em criptoativos na previdência complementar”, proferida por Samir Kerbage, CIO, Chief Investment Officer da Hashdex.
A manhã do primeiro dia também contou com painéis sobre temas como diversidade e inclusão financeira. Beto Scretas, Consultor Sênior ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) moderou o painel “Diversidade: o que este tema agrega às decisões de investimento”, que teve como palestrantes Jessica Silva Rios, Co-founder BlackWin (Black Women Investment Network) e Marcelo Billi, Superintendente de Sustentabilidade da Anbima.
Em outra arena, Robert van Dijk, CEO da Principal Financial Group do Brasil, encerrou a programação da manhã com a palestra sobre o Índice de Inclusão Financeira Global, com os resultados do progresso em inclusão e segurança financeira nas economias globais.
O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.