44º CBPP: “Vocês são agentes que vendem confiança no futuro”

A inclusão e o entendimento do mundo à nossa volta é tema de todas as mídias, mas o que a plenária “Como ser para Todos” mostrou é que o muito que se diz atualmente sobre novas atitudes e formas de pensar pode ter uma ligação mais próxima do que se supõe em geral das nossas realidades e estratégias. “Um sistema que trabalha com o longo prazo tem uma imensa responsabilidade a cumprir num momento em que para muitos está difícil pensar no futuro”, apontou Grazi Mendes , Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da ThoughtWorks, na plenária realizada nesta quinta-feira (19) no segundo dia do 44º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). 

Por isso, continuou Grazi, “o sistema de vocês tem a obrigação de vencer as barreiras”. Isso porque as fundações, ao garantir um melhor padrão para a aposentadoria no amanhã, são vistos geralmente como agentes que vendem confiança no futuro. E confiar, para muitos, é algo que se tornou mais difícil hoje, sendo mais fácil de perceber nas pessoas medo, muitas dúvidas e preocupação”. 

Ao seu lado, Isabela Matte, empreendedora, criadora de conteúdo e colunista da revista Forbes, também expositora na plenária, salientou na mesma direção que as nossas entidades fechadas têm também a responsabilidade de contribuir para ampliar os espaços seguros para debate de ideias inovadoras. Ajuda nessa tarefa a capacidade já revelada pelos fundos de se mostrarem eles mesmos inovadores em suas atitudes no mercado. “Os colaboradores não devem ter medo de rirem deles ou serem demitidos ao apresentarem uma ideia nova”, explicou.

Grazi, uma executiva negra reconhecida por muitos como uma liderança inspiradora, sublinhou a urgência de adotarmos uma postura positiva. É que “não apenas o hoje prepara o amanhã, mas a maneira de pensarmos o futuro impacta até mesmo na forma de atuarmos no presente”. Em resumo, não há tempo a perder.

E isso é particularmente importante que seja compreendido pelos dirigentes da Previdência Complementar Fechada, que por sua natureza previdenciária “é uma criadora de futuro”, salientou Grazi. 

Quanto ao futuro a ser construído, Grazi salientou que “devemos ser mais protagonistas, capazes de trabalhar pelo amanhã que desejamos, no lugar de nos acomodarmos ao que vai acontecendo”. 

E como um sistema forte, continuou, a Previdência Complementar tem o dever de atuar em favor desse futuro desejável. “Não estamos aqui só para nos adaptar, mas sim atuar para criar um futuro que vale a pena ser vivido”, afirmou Grazi. 

Cuidados para entender o outro –  Autora de livros e influenciadora de sucesso apesar de seus apenas 26 anos, Isabela trabalhou o tema inclusão pelo lado do desenvolvimento da capacidade de entendermos o outro. 

“É preciso verdadeiramente ouvir, deixar falar, para conseguir entender o outro, compreender especialmente as diferenças com os jovens”, começou Isabela. Foi um conselho importante, porque as gerações dependem umas das outras e, mais ainda, os jovens dos mais velhos e experientes, ainda que isso nem sempre fique claro e seja admitido. “Casos de depressão vem crescendo entre os jovens”, completou. 

É verdade que pessoas criadas em diferentes épocas têm uma tendência natural a divergir em muitos aspectos, mas para Isabela “precisamos construir uma união entre as gerações”.

Ofereceu algumas sugestões para que isso seja alcançado. Mesmo porque, disse ela em prol dessa ajuda mútua entre as gerações, “não será o estagiário que irá mudar as organizações e sim suas lideranças”. E todos queremos as mesmas coisas”. 

Outro cuidado é encontrar tempo para ouvir as ideias vindas dos jovens, ainda que pareçam inaplicáveis. “Deixe que a própria pessoa que está propondo entenda que é inexequível”. Deve existir um espaço para  proposta que seja o mais isento possível de riscos para quem as apresenta, como é importante também que a cultura organizacional absorva de fato as mudanças as vezes  adotadas mais no nível formal do que prático.

O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.

Shares
Share This
Rolar para cima