45º CBPP: Mercado de trabalho e comportamento das gerações moldam futuro da previdência

No 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), realizado entre 16 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, Sabina Deweik, futurista, caçadora de tendências e professora da FDC, apresentou a insight session “Megatendências em Trabalho e Comportamento das Gerações”. Deweik, com 25 anos de experiência em futurismo, destacou a importância de antecipar cenários futuros a partir das ações presentes.

A palestrante provocou reflexões sobre como líderes agiriam hoje se soubessem tudo sobre o futuro, ressaltando que o futuro é moldado no plural, por ser criado constantemente. Em sua visão, a pandemia acelerou para três meses as transformações que aconteceriam em 15 anos. Ela destacou o descompasso entre a velocidade exponencial da tecnologia e a adaptação humana, que ocorre de forma linear.

Durante a insight session, a futurista abordou o conceito de “policrise”, as crises interligadas que remodelam o mundo, como as mudanças climáticas e o avanço da IA generativa. Deweik apontou que, em meio a uma era de urgência climática, questões ASG (Ambiental, Social e Governança) devem ser tratadas como métricas de geração de valor. Ela destacou que a sociedade vive em uma era de transição e transformação, independente da geração, desde os baby boomers até a geração alfa.

A dicotomia entre o avanço tecnológico e a necessidade de resgatar características humanas, como criatividade e empatia, também foi abordada. “De um lado, há o futuro utópico, em que tudo é perfeito; do outro, o distópico, com temores de que máquinas substituam seres humanos. Entre eles há ideia de dicotopia, o espaço entre esses dois extremos, e intersecção que possibilita ação e mudança”, explica.

A futurista também abordou as mudanças no mercado de trabalho, mencionando que até 2025 milhões de empregos desaparecerão enquanto novos surgirão. Profissões do futuro, como operadores de drones e especialistas em impressoras 3D, deverão ser criadas. A demografia também está mudando, com um aumento significativo da população 60+ até 2030, o que impactará diretamente o setor de previdência. “As novas gerações têm visões de mundo distintas, como a Geração Z, que demonstra uma preocupação crescente com o meio ambiente e demanda equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, pontuou.

Deweik ressaltou a importância da alfabetização financeira e da adaptação às mudanças geracionais no mercado de trabalho, com destaque para a “gig economy” e o crescimento do trabalho por freelancer e por projeto. Ela finalizou a palestra propondo que o futuro da previdência seja construído de maneira ética e consciente, p0r meio da dicotopia – na qual a transformação humana será o principal agente de mudança.

Sobre o 45º CBPP – Realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso conta com uma rica programação, trazendo temas, palestras e provocações que visam despertar ideias inovadoras e ajudar a superar os desafios do mercado na atualidade.

Clique aqui para mais informações.

O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.

 

Shares
Share This
Rolar para cima