Abrapp celebra êxito no cumprimento das metas do Planejamento Estratégico

Reinvenção e superação, dois termos que bem traduzem o êxito alcançado nos três anos do Planejamento Estratégico 2020-2022, resumem um pouco o que foi na terça-feira (22) a reunião de diretores com secretários executivos e coordenadores de Colégios, Comissões Técnicas e Comitês da Abrapp, realizada exatamente para se fazer um balanço do muito que foi conseguido.

“Quase 100% do que foi planejado em matéria de projetos terminou realizado”, resumiu o Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. Já o Superintendente-Geral, Devanir Silva, comparou dois números: lembrou que em abril  último se esperava chegar ao final deste ano com 66 ações concluídas ou muito próximas disso. Mas agora já são 104. 

Luís Ricardo e Devanir deram também a mesma explicação sobre o que tornou isso possível: a existência de um contingente de perto de 1 mil profissionais altamente qualificados, reunidos em dezenas de comissões técnicas através do País, em  Colégios e Comitês, motivados e capazes de com entusiasmo criar um grande acervo de conhecimento, é o que está de fato por trás desse resultado. “Estamos diante de uma corrente coletiva, de uma paixão que se transforma em entrega voluntária”, explicou Luís Ricardo.  Na mesma linha, Devanir acredita “estarmos vivendo em um ciclo virtuoso, um momento histórico”.

É o mesmo pensamento do Diretor Augusto Reis, encarregado na Diretoria de acompanhar o planejamento estratégico. “As CTs são de fato usinas de conteúdos que ajudam a previdência complementar a crescer e o triênio que estamos encerrando foi de fato muito fecundo em realizações”, disse.

Nessa mesma direção, o Diretor Jurídico, Jarbas de Biagi, observou que “realmente o sistema motiva os  nossos profissionais a darem o melhor de si”. Ele também disse que “a capacidade de liderança do Presidente Luís Ricardo” é igualmente razão dos resultados altamente positivos. O Diretor José Roberto Peres aponta: “Todos vamos sair hoje daqui com o sentimento de dever cumprido”

E o que desperta nos profissionais esse entusiasmo, esse desejo de participar e contribuir, é a percepção do potencial que se abre para o sistema nesse momento, entre outros motivos pela chegada de novos produtos e o surgimento  de uma nova cultura comercial entre as entidades.

Diretores, Secretários Executivos dos Colégios e Coordenadores de Comitês fizeram na reunião um breve relato sobre como estão sendo finalizados os temas e projetos que estavam sendo tratados no âmbito de seus grupos.

O Secretário do Colégio de Assuntos Jurídicos, Luiz Fernando Brum, destacou entre vários outros pontos  a participação ativa das CTAJs nas análises e apresentação de contribuições para aprimoramento das minutas dos normativos submetidas às consultas públicas.  Sublinhou também o permanente cuidado com a defesa do ato regular de gestão e admitiu preocupação com o risco de termos aumentadas as penalidades a que estão sujeitos os dirigentes. 

Por sua vez, Geraldo Assis,  Secretário do Colégio de Contabilidade, das muitas contribuições oferecidas pinçou duas em especial, chamando a atenção para a produção do “Manual de Contabilidade para as EFPCs” e a revisão do “Guia de Cálculo de Cotas” (para os plano CD e parcela CD dos planos CV).  

Já Adriana Carvalho, do Colégio de Governança e Riscos, realçou a ativa participação nos esforços para fazer avançar a autorregulação, organização e presença em eventos, e contribuições para cartilha que será publicada em breve sobre critérios ESG para as EFPCs

Elayne Cachen, de Inovação e Tecnologia, colocou foco na produção do “Guia de Transformação Digital das EFPCs” e para o projeto em andamento do “Mapeamento da Maturidade Digital”, além da apresentação de proposta de elaboração de uma segunda versão de ebook sobre o tema prova de vida. Mencionou ainda um evento que irá trazer em 2023 a experiência de associadas com tábuas geracionais.

Édner Castilho, Secretário do Colégio de Investimentos, destacou a organização de eventos, o  protagonismo assumido no tocante ao desenvolvimento de  alternativas para participações em investimentos de infraestrutura,  estudo e designação de ativos garantidores para CNPJ por plano e cotização econômico-gerencial versus contábil, além de presença muito ativa nas discussões que se seguiram à Resolução CMN 4994/2022  (não atendimento de demandas sobre imóveis e limite para alocação no exterior).

“Realizamos todas as ações previstas”, observou Simone Castelão, Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas, falando também com entusiasmo da intensa participação das associadas nas iniciativas propostas pelo grupo, que já trabalha na preparação da pesquisa salarial e do 2° Encontro de Gestão de Pessoas, ambos previstos para 2023.

No Comitê de Sustentabilidade, a confiança depositada na resposta positiva das associadas não é menor: “A sustentabilidade já está na pauta de todas as entidades”, avalia a Diretoria Keite Bianconi. A coordenadora do grupo, Raquel Castelpoggi, forneceu um exemplo bem concreto para se acreditar nisso, ao convidar a todos para webinar que estará acontecendo hoje (23) a tarde sobre mudanças climáticas, o primeiro de uma série de quatro, sendo que os três restantes serão promovidos até abril do ano que vem.

(Reportagem: Jorge Wahl)

Shares
Share This
Rolar para cima