A Abrapp enviou, na última terça-feira, 29 de outubro, carta ao editor do jornal O Estado de S. Paulo reforçando a governança e robustez do setor de Previdência Complementar Fechada após divulgação de uma série de notícias abordando assuntos com desconhecimento sobre as EFPC, conforme dito pela associação.
A carta, assinada pelo Diretor-Presidente, Jarbas Antonio de Biagi, destaca especificamente matéria publicada em 28 de outubro de 2024, com o título “Plano de uso de fundos de pensão em obras gera manifesto dos servidores”. A Abrapp destaca que as notícias são “publicadas sem verdadeiramente acrescentar fatos novos” com “informações repetidas”.
A associação reiterou que no conjunto de matérias “fica subentendido um desconhecimento da potência adquirida pela governança de nossas entidades fechadas de previdência complementar, que decididamente está muito longe da imagem de uma frágil estrutura que se verga ao primeiro sopro do poder”.
A carta ainda elenca uma série de iniciativas relacionadas ao setor para garantir a profissionalização e capacitação de seus gestores, além dele estar alicerçado nas melhores práticas internacionais, respondendo a uma base legal e normativa e com uma supervisão ativa e permanente.
Leia aqui a carta na íntegra.