Abrapp envia carta de posicionamento sobre editorial do jornal O Globo

O Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, enviou nesta segunda-feira, 5 de setembro, carta de esclarecimento sobre editorial publicado no último sábado, 3 de setembro, no jornal “O Globo”, com o título “É absurda a MP que permite salário acima do teto”. Leia a seguir a íntegra da carta:
Senhor Editor,

Há muito admiradores de seu jornal, surpreendeu-nos o editorial estampado na edição do último sábado (3) sob o título “É absurda a MP que permite salário acima do teto”. Lamentamos que O GLOBO expresse uma opinião que distrai e afasta os seus leitores da verdadeira e fundamental missão dos fundos de pensão.

Os fundos de pensão são globalmente reconhecidos como uma das principais fontes permanentes de poupança estável de longo prazo, algo sabidamente imprescindível para a formação da renda futura dos aposentados e dos investimentos que fomentam a atividade econômica. No Mundo, especialmente as economias dos países mais desenvolvidos são as maiores beneficiárias dos mais de US$ 70 trilhões em reservas acumuladas pelos pension funds sediados nas nações que integram a OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

Mais do que ignorar o enorme potencial dos benefícios que a poupança acumulada pelos fundos de pensão pode fazer pelo País e pelos trabalhadores brasileiros, o editorial parece desconhecer o seu caráter privado, já reconhecido há muito pela legislação e melhores práticas.

Esse caráter privado, que ninguém mais discute, é fundamental para que os fundos de pensão possam se movimentar em um mundo muito mais competitivo e orientado por rígidas métricas de eficiência e produtividade. De seus dirigentes são cobrados resultados em linha com os melhores, daí ser perfeitamente justa uma remuneração condizente com a praticada, por exemplo, nos mercados securitário e financeiro.

O sistema brasileiro de previdência complementar fechada exige elevado nível de profissionalização de seus gestores, que somado aos processos de certificação e habilitação de pessoas, requer formação, nível técnico e capacidade para gestão da poupança previdenciária de milhões de trabalhadores.

Prestamos tais esclarecimentos não apenas por valorizarmos o jornal e seus leitores, mas também no intuito de que futuros textos de O GLOBO possam melhor refletir o que de fato os fundos de pensão possam vir a significar, se fomentados como devem ser, para a Nação que estamos buscando construir.

Luís Ricardo Marcondes Martins – Diretor- Presidente da Abrapp

Shares
Share This
Rolar para cima