Abrapp estuda criação de banco de conselheiros profissionais

A profissionalização de conselheiros é uma tendência acompanhada de perto pela Abrapp, que estuda a criação de um banco de talentos para as EFPC que estão aderindo a essa medida de aprimoramento em seus Conselhos.

De acordo com Eduardo Lamers, Assessor da Superintendência Geral da Abrapp, a proposta é auxiliar as EFPCs nesse processo, fornecendo nomes de conselheiros profissionais. “Esses profissionais atuariam em diversos cargos, como nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, contribuindo para uma gestão mais qualificada e transparente”, afirma. O estudo para a formação do banco está em estágio inicial e detalhes serão divulgados posteriormente.

A importância da atuação de conselheiros profissionais é evidente. “Embora alguns patrocinadores já indiquem alguns conselheiros com esse perfil de conselheiro profissional, ainda existe uma lacuna a ser preenchida por pessoas com as competências necessárias para compor os conselhos e colegiados das EFPC”, completa.

O tema foi abordado em webinar realizado pelo ICSS, que destacou a responsabilidade fiduciária dos conselheiros na tomada de decisões que impactam milhões de participantes ativos e assistidos. A necessidade de profissionalismo, competência técnica e conduta ética foi ressaltada pelos palestrantes como essencial para garantir a segurança e sustentabilidade dos planos previdenciários.

No evento também foi discutida a evolução da governança nas EFPC, e a importância de programas de capacitação e qualificação para os conselheiros, bem como a criação de políticas de sucessão e remuneração adequadas. A Secretaria de Governança também foi apontada como fundamental para auxiliar na organização e comunicação dos conselhos, facilitando a tomada de decisões.

 

Clique aqui para assistir o evento completo.

Shares
Share This
Rolar para cima