Abrapp Itinerante da Regional Nordeste reúne número recorde de entidades em Salvador

O último encontro do Abrapp Itinerante de 2023 foi realizado pela Regional Nordeste na sede da Néos, em Salvador, na segunda-feira (4/12), e reuniu número recorde de dirigentes de 17 entidades associadas. O próximo encontro da programação do Abrapp Itinerante será realizado em fevereiro de 2024 pela Regional Leste, em Belo Horizonte. A reunião possibilitou aos participantes levarem sugestões, além de abordarem expectativas e preocupações sobre questões prioritárias para o desenvolvimento de soluções eficazes para o segmento.

A abertura do encontro foi realizada pelos Vice-Presidentes da Abrapp, Roberto de Sá Dâmaso e Alexandre Araújo de Moraes. Também estiveram presentes o Superintendente-Geral da Abrapp, Devanir Silva; o Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena; o Diretor-Presidente do ICSS, Guilherme Leão; a Vice-Presidente da UniAbrapp, Liane Chacon e o Diretor-Presidente do Sindapp, Carlos Alberto Pereira. Na abertura da reunião foi apresentada uma mensagem do Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, cuja participação restou impossibilitada diante de outro compromisso institucional, mas reforçando a importância da iniciativa e agradecendo a participação de todos.

“O evento foi um sucesso. Tivemos a parceria com a Trígono, que foi bastante participativa durante os debates, que foram bem intensos, e nos quais os dirigentes colocaram muitas questões, principalmente ligadas ao setor público”, contou Devanir Silva.

Um dos pontos discutidos foi a emenda 103, a qual se destacou a necessidade de maior apoio em sua implantação, principalmente no que diz respeito à alienação de imóveis e ao ônus decorrente da necessidade de três laudos de avaliação. “A concentração em um único fornecedor de tecnologia também foi apontada como um ponto de atenção”, afirmou Silva.

Outro ponto discutido foi a prova de vida e a integração com a Previc. “O público questionou sobre as inconsistências no sistema de informática da Previc. Ao mesmo tempo, os presentes elogiaram a Resolução 23, que é considerada um marco no sistema”, destacou.

Os dirigentes também elogiaram a presença de Ricardo Pena e abordaram a necessidade de revisar a proporção contributiva e os limites de investimentos no exterior, conforme a Resolução CNPC 30. Em sua fala, o Diretor Superintendente da Previc falou sobre as regras para os imóveis nas carteiras de investimentos das EFPC e disse que a expectativa é que, sobre esse tema, haja uma resolução até abril de 2024.

Pena também destacou a importância dos investimentos em infraestrutura e a necessidade de mudanças que tornem mais segura a alocação por meio de FIPs. A revisão do Decreto no 4.942 de 2003, a reestruturação da Previc e a criação da área de fomento foram destacados como pontos importantes da atual gestão.

O Diretor-Superintendente da Previc mencionou que a retirada de patrocínio será apreciada pelo CNPC ainda em dezembro. Na apresentação, também destacou a revisão do PGA consolidado e as regras para a marcação na curva de títulos públicos nas carteiras de investimentos das entidades.

Em apresentação, Devanir Silva detalhou a agenda estratégica do sistema, com destaque para os trabalhos em andamento no Grupo de Trabalho do Presidente da República e a agenda de reformas financeiras. “É importante o fortalecimento da Previc, que necessita de estrutura e orçamento adequados, especialmente diante das questões levantadas pelo TCU”, pontuou o Superintendente Geral da Abrapp.

Ele também defendeu a inscrição automática como um aspecto relevante de fomento do sistema e apresentou os produtos da Abrapp, com destaque para o PROVAVIVA, serviço de verificação de óbitos que substitui o Life Checking. “Abordei os produtos da Conecta, e a busca por sistemas operacionais para o sistema. Como resultado, vamos avaliar a possibilidade de um workshop no início do próximo ano”, disse Silva.

Em seguida, Guilherme Leão apresentou o ICCS e a certificação por experiência. Liane Chacon detalhou a agenda da UniAbrapp, com destaque para a próxima turma de MBA, que começa em maio do próximo ano. Carlos Alberto Pereira apresentou o Sindapp e suas frentes de trabalho, fazendo um convite a todos para que participem.

O encontro contou com um almoço de confraternização, oferecido pela parceira Trígono Capital. O próximo Abrapp Itinerante da Regional Leste será realizado no dia 22 de fevereiro, em Belo Horizonte. Fique atento à abertura das inscrições.

O Abrapp Itinerante está percorrendo todas as regionais do país com um total de oito reuniões. Confira a programação completa abaixo:

09/11/2023 – Regional Sudoeste (São Paulo – Abrapp)

16/11/2023 – Regional Leste-Sudeste (Rio de Janeiro – Firjan)

21/11/2023 – Regional Sul (Florianópolis – OAB-SC)

23/11/2023 – Regional Sul (Porto Alegre – Fundação Banrisul)

24/11/2023 – Regional Centro-Norte (Brasília – Ceres)

30/11/2023 – Regional Sul (Curitiba – Fusan)

04/12/2023 – Regional Nordeste (Salvador – Néos)

22/02/2024 – Regional Leste (Belo Horizonte)

 

Shares
Share This
Rolar para cima