Abrapp lançará pesquisa para avaliar a atuação da Previc

A Abrapp vai lançar uma pesquisa junto às EFPC para avaliar a atuação da Previc. A iniciativa, programada para este mês, tem o objetivo de mapear a percepção das entidades fechadas sobre a atuação do órgão regulador ao longo do último ano, com foco especial em eventos e mudanças ocorridas em 2023.

O estudo seguirá uma estrutura semelhante ao realizado no ano passado, incluindo questões específicas que abordarão aspectos como a proximidade da Previc com as entidades, a simplificação de processos, e o apoio ao fomento do sistema previdenciário.

“A ideia é captar a percepção das entidades sobre a eficácia das medidas propostas pela Previc e verificar se elas se refletem de fato na realidade operacional do sistema. Vamos mensurar o impacto das ações realizadas no ano passado”, afirma Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp.

Segundo ele, a expectativa é contar com uma ampla participação das entidades, garantindo uma amostragem representativa do setor. Na edição anterior, 116 entidades contribuíram com respostas que serviram como subsídio importante para a definição das estratégias de atuação da Previc ao longo do ano de 2023.

Biagi destaca a importância do alto engajamento das EFPC na pesquisa, já que  que o feedback fornece condições para identificar áreas de melhoria e de aprimoramento das práticas regulatórias. A pesquisa se dividirá em diferentes blocos, abordando aspectos como fiscalização, licenciamento, normas e orientação técnica.

Os resultados obtidos na pesquisa anterior indicaram uma percepção predominantemente positiva da atuação da Previc, com a maioria das respostas classificando as ações da autarquia como satisfatórias. No entanto, foram levantadas preocupações quanto à padronização das análises, ao custo regulatório e à obrigatoriedade de certas medidas, como a auditoria interna para todas as entidades, independentemente de seu porte e complexidade.

Shares
Share This
Rolar para cima