Lideranças da Abrapp participaram, na última quinta-feira (06/10), do ¨Prev Summit 2022¨, realizado pela Capital Prev em parceria com a Apex Partners, em Vitória (ES). O evento reuniu mais de 230 pessoas, entre executivos de empresas do estado, representantes de associações de classe e sindicatos, da ABRH-ES, dirigentes, conselheiros e membros de comitês de investimentos de EFPCs.
O Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, destaca que foi um dia muito proveitoso. ¨Tivemos uma manhã com vários painelistas e especialistas discutindo a previdência complementar no Brasil, o cenário atual, as oportunidades para as instituições e beneficiários¨.
A temática central do Summit foi ¨Previdência Complementar no Brasil: cenário e oportunidades para instituições e seus beneficiários¨. O Diretor-Presidente da Abrapp, o Superintendente Geral, Devanir Silva, e o Diretor-Presidente da Capital Prev, Luiz Carlos Cotta, participaram de painel que esclareceu como funciona a previdência complementar no Brasil e quais são os benefícios fiscais para empresários e empregados.
Dia da Previdência – Luiz Carlos Cotta, Diretor-Presidente da Capital Prev, destaca que a capital capixaba vivenciou o que pode ser chamado de ¨Dia da da Previdência¨.¨Foi um evento extremamente importante, todas os fundos de pensão locais marcaram presença¨.
Foram abordados no Summit questões relacionadas à evolução histórica do segmento, sua importância para a sociedade brasileira, mecanismos de incentivo e o momento virtuoso de crescimento e de oportunidades para instituições e beneficiários.
Também foram exploradas, dentre outras discussões nos painéis, as vantagens para o empresário criar um plano para os seus empregados, o bem-estar gerado para os funcionários, sua importância para complementar a renda de aposentadoria e a relevância para o país, do ponto de vista macroeconômico, relata Luís Ricardo.
Cotta chama atenção para a abordagem sobres as possibilidades dos planos instituídos, incluindo planos família, PrevSonho, e o plano instituído para profissionais liberais, membros de conselhos de classe em áreas como administração, engenharia, contabilidade e medicina. ¨Também tivemos painéis que trataram da questão do investimento, onde é que está sendo aplicado todo esse recurso que existe hoje, da ordem de R$ 1,3 trilhão, e os desafios ligados à longevidade¨.
Networking e integração – Após o Summit, os dirigentes participaram de um almoço-palestra com um representante do BTG Pactual sobre as oportunidades de investimento em renda fixa e renda variável no exterior. ¨Ali também se permitiu uma integração legal, com networking e troca de informações entre todos os profissionais das Diretorias, Conselhos Deliberativos e dos comitês de investimento das entidades fechadas¨.
Em seguida, Luís Ricardo Martins, Devanir Silva e Luiz Paulo Brasizza conversaram com os dirigentes das entidades sobre as iniciativas em curso na Abrapp, a modernização da estrutura da Associação, projetos que estão em andamento no Congresso Nacional, entre outros tópicos.
¨Fizemos uma conversa com as entidades sobre os principais temas da nossa pauta, grandes desafios, preocupações e conquistas. Passamos a tarde discutindo e atualizando temas com esse grupo. Foi muito proveitoso, um debate muito rico¨, afirma o Diretor-Presidente da Abrapp.
Cotta ressalta o sucesso do Dia da Previdência. ¨Encerramos esse dia maravilhoso, que foi de muitos ensinamentos e aprendizados para todos nós. Tivemos o Prev Summit pela manhã, seguido de almoço-palestra, importante nesse momento em que estamos elaborando as políticas de investimento, e fechamos com essa reunião com os dirigentes locais¨, completa Cotta, que também é Diretor da UniAbrapp.